Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Avaliação do desempenho de leitura e interpretação de produtos didático-pedagógicos adaptados à criança com deficiência visual

Assessment of reading performance and interpretation of didactic-pedagogical products adapted to the visually impaired child

Guimarães, Márcio ; Moura, Mônica ; Domiciano, Cássia Leticia Carrara ;

Artigo completo:

Este artigo apresenta uma experiência em Design da Informação no planejamento de materiais pedagógicos inclusivos. O percurso metodológico adotado partiu da formulação de requisitos projetuais oriundos de uma análise sistemática de estudos, pesquisas e recomendações técnicas acerca do tema da imagem tátil e de sua importância na educação da criança com deficiência visual. Estes requisitos fundamentaram o projeto e o desenvolvimento de um conjunto de instrumentos de análise que, após serem avaliados por especialistas, foram aplicados em uma pesquisa de campo em instituição especializada na educação de crianças cegas. A análise dos processos de leitura e interpretação basearam-se no método de leitura de imagens desenvolvido por Arizpe e Styles (2004). Os resultados apresentam dados relacionados à eficiência da leitura háptica de textos e imagens adaptados às necessidades da criança cega ou com baixa visão, colaborando, desta forma, no processo de construção de recomendações ao desenvolvimento do livro ilustrado inclusivo.

Artigo completo:

This article presents an experience in Information Design in the planning of inclusive pedagogical materials. The methodological approach adopted was based on the formulation of design requirements resulting from a systematic analysis of studies, researches and technical recommendations about the tactile image and its importance in the education of children with visual impairment. These requirements were based on the design and development of a set of analytical tools that, after being evaluated by specialists, were applied in a field research in an institution specializing in the education of blind children. The analysis of the reading and interpretation processes was based on the image reading method developed by Arizpe and Styles (2004). The results present data related to the efficiency of the haptic reading of texts and images adapted to the needs of the blind or low vision child, thus collaborating in the process of constructing recommendations for the development of the inclusive illustrated book.

Palavras-chave: design, inclusão, deficiência visual, imagem tátil, percepção háptica,

Palavras-chave: design, inclusion, visual impairment, tactile image, haptic perception,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0026

Referências bibliográficas
  • [1] Adam, D. & Spinillo (2015). Quadro analítico para auxiliar o desenvolvimento de imagens táteis para objetos de aprendizagem acessíveis. In: Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação. Blucher Design Proceedings, n.2, v.2, São Paulo: Blucher.
  • [2] Arizpe, E. & Styles, M. (2004). Lectura de Imágenes: los niños interpretan textos visuales. México: FCE.
  • [3] Cardeal, M. (2009). Imagem e invisualidade: a leitura tátil de ilustrações em relevo. In: Anais do 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: transversalidades nas Artes Visuais. Salvador.
  • [4] Cardeal, M. (2011). Metáforas Visuais: redundâncias táteis. In: Duarte, M. Desenho infantil e seu ensino a crianças cegas: razões e métodos. Curitiba: Editora Insight.
  • [5] Duarte, M. (2011). Desenho infantil e seu ensino a crianças cegas: razões e métodos. Curitiba: Editora Insight.
  • [6] Griffin, H. & Gerber, P. (1996). Desenvolvimento tátil e suas implicações na educação de crianças cegas. In: Revista do Instituto Benjamin Constant, Ed. 05. Rio de Janeiro: IBC.
  • [7] Guimarães, M., Nakata, M. & Moura, M. (2017). Ilustrações hápticas: imagens para a inclusão. In: Revista Educação Gráfica, v. 21 ed. 3.
  • [8] Guimarães, M., Medola, F., Moura, M. & Domiciano, C. (2018). Projetando o livro ilustrado adaptado a crianças com deficiência visual. In: Paschoarelli, L. & Medola, F. Tecnologia Assistiva: desenvolvimento e aplicação. Bauru: Canal 6 Editora.
  • [9] Kastrup., V. (2007). A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. In: Psicologia em Revista. v. 13, n. 1.
  • [10] Loch, R. (2008). Ilustrações hápticas: imagens para a inclusão. In: Portal da Cartografia, v. 1, n. 1, p.35-58, Londrina.
  • [11] Mèredieu, F. (2008). Cartografia tátil: mapas para deficientes visuais. 11º ed. São Paulo: Cultrix.
  • [12] Ministério da Educação - MEC. (2007). Formação continuada à distância de professores para o atendimento educacional especializado: deficiência visual. Governo Federal.
  • [13] Nuernberg, A. (2010). Ilustrações táteis bidimensionais em livros infantis: considerações acerca de sua construção no contexto da educação de crianças com deficiência visual. In: Revista Educação Especial, v. 23, n. 36.
  • [14] Piaget, J. (2004). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar.
  • [15] Piekas, M. (2014). O desenho infantil na elaboração de pictogramas para educação inclusiva. In: VI Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos.
  • [16] Polato, E. (2013). La lettura di um TIB (Tactile Illustrated Book) come contesto per l’espressione di domande da parte dei bambini com deficit visivo: uma ricerca esplorativa. Tese (Doutorado). Padova, Itália: Università degli Studi di Padova.
  • [17] Ramos, A., Faria, P. & Faria, A. (2014). Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação In: Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 14, n. 41.
  • [18] Romani, E. (2016). Design do livro tátil ilustrado: processo de criação centrada no leitor com deficiência visual e nas técnicas de produção gráfica da imagem e do texto. Tese (Doutorado). São Paulo, Brasil: Universidade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP.
  • [19] Silva, M. (2008). Imagen Táctil: uma representación del mundo. Tese (Doutorado). Barcelona, Espanha: Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona.
  • [20] Vygotsky, L. (1997). El niño ciego. In: Obras Escogidas V: fundamentos de defectologia. Madrid: Visor. P. 99-113.
Como citar:

Guimarães, Márcio; Moura, Mônica; Domiciano, Cássia Leticia Carrara; "Avaliação do desempenho de leitura e interpretação de produtos didático-pedagógicos adaptados à criança com deficiência visual", p. 497-509 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0026

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações