Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE HIDROCICLONES POR OTIMIZAÇÃO ROBUSTA

GARCIA, V. A. ; SILVEIRA, G. S. ; LOBATO, F. S. ; VIEIRA, L. G. M. ;

Artigo Completo:

No projeto de sistemas de engenharia é comumente necessária a determinação de equações constitutivas (empíricas) para relacionar as variáveis dependentes e independentes em modelos que, não necessariamente, são fundamentados em leis de conservação de massa, energia e momento. Tradicionalmente, durante esse procedimento, deixa-se de considerar que estas equações podem ser sensíveis a pequenas perturbações no vetor de parâmetros de entrada, o que leva a discrepâncias no valor da função objetivo para alguns sistemas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo propor, a partir do tratamento de dados experimentais e da aplicação de otimização pelo algoritmo de Evolução Diferencial associada ao conceito de média efetiva, uma metodologia robusta para a determinação de equações constitutivas para o número de Euler, para a razão de líquido e a para a eficiência total empregadas para a avaliação do desempenho de hidrociclones no processo de separação sólido-líquido. Os resultados obtidos demonstram que a metodologia proposta configura-se como uma interessante estratégia, uma vez que foram estimados parâmetros que, sob determinadas condições, são menos sensíveis a pequenas perturbações quando comparados com a solução não robusta.

Artigo Completo:

Palavras-chave: equações constitutivas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-079

Referências bibliográficas
  • [1] DEB, K.; GUPTA, H. Introducing Robustness in Multi-Objective Optimization. Evolutionary Computation, vol. 14, p. 463-494, 2006.
  • [2] STORN, R.; PRICE, K. Differential Evolution: A Simple and Efficient Adaptive Scheme for Global Optimization over Continuous Spaces. International Computer Science Institute, vol. 12, pp. 1-16, 1995.
  • [3] TAGUCHI, G. Quality Engineering through Design Optimization. Kraus International Publications. New York, 1984.
  • [4] VIEIRA, L. G. M.. Otimização dos Processos de Separação em Hidrociclones Filtrantes, Tese de Doutorado, Universidade Federal de Uberlândia, 2006.
Como citar:

GARCIA, V. A.; SILVEIRA, G. S.; LOBATO, F. S.; VIEIRA, L. G. M.; "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE HIDROCICLONES POR OTIMIZAÇÃO ROBUSTA", p. 468-473 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-079

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações