Junho 2019 vol. 2 num. 1 - Encontro Anual da Biofísica 2019

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA NERVOSO: O NEUROUNIVERSE

AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA NERVOSO: O NEUROUNIVERSE

João Gabriel Bandeira Silva de Melo, ; João Victor Seabra Gonçalves, ; Aragão, José Luiz da Silva ; Nascimento, Estefani Santana do ; Castro, Cristiane Maria Varela de Araújo de ;

Artigo completo:

Em pleno século XXI, ainda é visto dificuldades na compreensão de diversos conteúdos abordados durante o período de ensino nas escolas. Essa dificuldade se dá não só pela forma na qual o conteúdo é repassado para os alunos, mas também pela complexidade de determinadas disciplinas, tornando cada vez mais difícil o despertar do interesse dos alunos sobre determinados temas. Assim, são evidentes as condições problemáticas enfrentadas pelo professor de Biologia no ambiente escolar, dificuldades que vão desde a falta de práticas laboratoriais, falta de preparo acadêmico do professor, utilização de termos e conceitos em linguagem científica nas explicações do conteúdo, etc. (AMORIM, 2013).

Artigo completo:

Em pleno século XXI, ainda é visto dificuldades na compreensão de diversos conteúdos abordados durante o período de ensino nas escolas. Essa dificuldade se dá não só pela forma na qual o conteúdo é repassado para os alunos, mas também pela complexidade de determinadas disciplinas, tornando cada vez mais difícil o despertar do interesse dos alunos sobre determinados temas. Assim, são evidentes as condições problemáticas enfrentadas pelo professor de Biologia no ambiente escolar, dificuldades que vão desde a falta de práticas laboratoriais, falta de preparo acadêmico do professor, utilização de termos e conceitos em linguagem científica nas explicações do conteúdo, etc. (AMORIM, 2013).

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/biofisica2019-12

Referências bibliográficas
  • [1] AMORIM, S. A. A Influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio. ( ed). Beberibe:2013.
  • [2] ANTUNES, A.; SABÓIA-MORAIS, S. O jogo educação e saúde: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências. São Paulo, v.5, n.2, p.55-70, 2010.
  • [3] BORGES, A. G. et al. Body: “Um jogo digital educacional de tabuleiro na área de fisiologia humana”. In: XV SBGames 2179-2259., 2016. São Paulo. Anais...São Paulo: São Paulo: SBC- proceedings of SBGames, 2016. p. 41
  • [4] BRENELLI, R. P. Espaço lúdico e diagnóstico em dificuldades de aprendizagem: contribuição do jogo de regras. SISTO, F. F. (org.) et al. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
  • [5] GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, p.389-92, 2001.
  • [6] LACRUZ, A. J. Jogos de empresas: considerações teóricas. In: Revista de Gestão da USP: Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 11, n. 4, p. 93-109, out./dez. 2004.
  • [7] LOPES, M. da G. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. 4ª edição revista, São Paulo: Cortez, 2001.
  • [8] RIZZO, G. Alfabetização Natural. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil Ltda, 3ª edição, 1999.
  • [9] SANTOS, S. M. P., O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes. p.20, 1997.
Como citar:

João Gabriel Bandeira Silva de Melo, ; João Victor Seabra Gonçalves, ; Aragão, José Luiz da Silva; Nascimento, Estefani Santana do; Castro, Cristiane Maria Varela de Araújo de; "AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA NERVOSO: O NEUROUNIVERSE", p. 40-42 . In: Anais do Encontro Anual da Biofísica 2019. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2019-12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações