Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DE RISCOS NA BACIA HIDROGRÁFICA CONTRIBUINTE A ZONA DE CAPTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE FORMOSA-GO

CHAGAS, Isabela Moura ; TEIXEIRA, Nolan Ribeiro Bezerra ;

Artigo:

Este trabalho busca aplicar a metodologia preconizada no Plano de Segurança da Água (PSA) como ferramenta para estimar a probabilidade de ocorrência dos eventos perigosos na bacia hidrográfica contribuinte à zona de captação do Córrego Bandeirinha, localizado no Município de Formosa - GO. O PSA é um instrumento preventivo de avaliação de perigos e caracterização de riscos que assegura a distribuição da água com maior qualidade e segurança à população. O levantamento dos dados primários foi realizado com aplicação de questionário aos proprietários rurais e georreferenciamento das fontes de poluição pontual e difusa e avaliação dos dados secundários de monitoramento da qualidade da água no ponto de captação realizado pela Prestadora de Saneamento de Goiás (SANEAGO). A avaliação dos riscos foi determinada pelo uso da metodologia de matriz de priorização de risco da norma ISO 31000:2009. Os resultados alcançados mostraram que os principais riscos identificados foram acesso de animais aos cursos d’água, áreas desprotegidas e exploradas, assoreamento de nascentes, ausência de práticas de conservação de água e solo, uso inadequado de defensivos agrícolas que altera as características químicas da água, como por exemplo, as substâncias orgânicas (Paration, Malation e 2,4 Diclorefenol) encontradas acima do limite estabelecido pelo padrão de potabilidade brasileiro. Os perigos identificados devem ser prevenidos e/ou eliminados, os riscos devem ser reduzidos e/ou controlados para garantir uma água de melhor qualidade e com quantidade satisfatória para o abastecimento. Para minimizar o processo de degradação da bacia hidrográfica foi elaborado uma cartilha de orientação aos produtores rurais.

Artigo:

Palavras-chave: Avaliação dos riscos, Bacia Hidrográfica, Qualidade da Água,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-008-4871

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOACIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMA TÉCNCIAS. NBR/ISO/IEC:31010: Gestão de riscos – Técnicas para o processo de avaliação de riscos. Rio de Janeiro, 2012. 96 p.
  • [2] ASSOACIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMA TÉCNCIAS. NBR/ISO:31000: Gestão de riscos – Princípios e diretrizes. Rio de Janeiro, 2009.
  • [3] BASTOS, R.K.X., BEZERRA, N. R. BEVILACQUA, P.D. Planos de segurança da água: novos paradigmas em controle de qualidade da água para consumo humano em nítida consonância com a legislação brasileira. In; CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 24., 2007, Belo Horizonte-MG. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007 (CD-ROM).
  • [4] BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Portaria MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011.
  • [5] STANDARD AUSTRALIA AND STANDARD NEW ZEALAND. AS/NZS 4360:2004: Risk Management Standard. New Zealand, 2004.58p.
  • [6] WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guidelines for Drinking Water Quality. 3rd ed. Geneve: 2004. Disponível em: . Acesso em: 18 de setembro de 2014.
  • [7] _____. Guidelines for Drinking Water Quality. 4rd ed. Geneve: 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 de fevereiro de 2014.
Como citar:

CHAGAS, Isabela Moura; TEIXEIRA, Nolan Ribeiro Bezerra; "AVALIAÇÃO DE RISCOS NA BACIA HIDROGRÁFICA CONTRIBUINTE A ZONA DE CAPTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE FORMOSA-GO", p. 317-325 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-008-4871

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações