Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DE MUDAS DE OPHIOPOGON JAPONICUS FRENTE À APLICAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E FERTILIZANTE ORGANOMINERAL

EVALUATION OF OPHIOPOGON JAPONICUS SEEDLINGS THROUGH THE APPLICATION OF ORGANOMINERAL FERTILIZER AND BIOFERTILIZER

FONSECA, LUCAS SOARES ; CABRAL, BRUNA VIEIRA ; NARESSI, BETâNIA MACHADO ; BERNARDES, ANA FLÁVIA ANDRADE ; LEMOS, DIEGO ANDRADE ; , ;

Artigo:

A busca por alternativas para disposição final de resíduos sólidos tem sido um desafio constante na atualidade. No Brasil, os resíduos orgânicos representam metade dos resíduos sólidos urbanos gerados. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo produzir um biofertilizante em um biodigestor de baixo custo a partir de 42kg de resíduos orgânicos do restaurante universitário da UFTM-ICTE II, 8kg de dejetos equinos e 130L de água, bem como analisar os parâmetros físico-químicos de pH, DQO e fósforo solúvel, e avaliar a sua aplicabilidade em mudas de grama-preta (Ophiopogon japonicus) quando comparado a um fertilizante organomineral. Os resultados de pH e DQO apresentaram respectivamente caráter ácido (pH ? 4,5) e grande presença de matéria orgânica no biofertilizante, enquanto o fósforo solúvel se apresentou abaixo do recomendado. Em comparação com a aplicação do fertilizante organomineral, o biofertilizante apresentou melhor desenvolvimento das mudas de Ophiopogon japonicus, questionando assim a deficiência nutricional e aplicabilidade deste fertilizante organomineral para as mudas.

Artigo:

Palavras-chave: BIOFERTILIZANTE, BIODIGESTOR, FERTILIZANTE ORGANOMINERAL,

Palavras-chave: BIOFERTILIZER, BIODIGESTER, ORGANOMINERAL FERTILIZER,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT62

Referências bibliográficas
Como citar:

FONSECA, LUCAS SOARES; CABRAL, BRUNA VIEIRA; NARESSI, BETâNIA MACHADO; BERNARDES, ANA FLÁVIA ANDRADE; LEMOS, DIEGO ANDRADE; , ; "AVALIAÇÃO DE MUDAS DE OPHIOPOGON JAPONICUS FRENTE À APLICAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E FERTILIZANTE ORGANOMINERAL", p. 546-552 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT62

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações