Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalho completo - Open Access.
Avaliação de desempenho e emissões em motor pesado utilizando Biodiesel e misturas de HVO.
Performance and Emission Evaluation of Heavy-Duty Engines Using FAME and HVO blends.
PIRES, Gabriel ; MELO, Tadeu Cavalcante Cordeiro de ; PYZIAK, Amauri ; OSTAPIUK, Igor Faust ; EICHELBAUM, Gabriel ; CRUZ, Ivna Oliveira da ; SOUZA, Vinícius Marcenes Gonçalves de ;
Trabalho completo:
A transição energética e a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no segmento de transporte têm sido uma preocupação crescente ao longo dos anos, promovendo um segmento mais sustentável. Neste artigo, um motor pesado EURO VI/PROCONVE P8 e um sistema de pós-tratamento foram utilizados com múltiplas misturas de óleo diesel com biodiesel e HVO para avaliar o desempenho do motor e das emissões na Célula de Teste. O motor apresentou conformidade com a regulamentação em todas as misturas testadas, mostrando uma melhoria tanto em NOx quanto em fuligem de saída do motor com o uso de HVO puro, conforme publicado em artigos semelhantes. O aumento da porcentagem de HVO na mistura também aumentou o consumo geral de combustível do motor, devido à sua menor densidade, em comparação com o óleo diesel testado. Este trabalho conclui que o HVO pode ser usado como uma gota de combustível em motores a diesel, em misturas ou como uma fonte de combustível puro que pode contribuir para a redução das emissões de GEE ao longo do ciclo de vida. Além disso, observou-se um importante potencial para o desenvolvimento adicional de configurações e calibração do motor para maximizar os resultados.
Trabalho completo:
Energy transition and reduction of Green House Gases emissions in the transportation segment has been an increased concern over the years, promoting a more sustainable segment. In this paper a EURO VI/PROCONVE P8 heavy-duty engine and aftertreatment system was used with multiple blends of diesel fuel with biodiesel and HVO to evaluate engine and emission performance at Test Cell. The engine provided regulation compliance with all blends tested, showing an improvement in both NOx and engine outlet soot when using pure HVO, as published in similar papers. Increasing the HVO percentage into the blend also increased the overall fuel consumption of the engine, due to its lower density, compared to the tested diesel fuel. This work concludes that HVO can be used as a drop in fuel in diesel engines, in blends, or as a pure fuel source that can contribute to a life cycle GHG emission reduction. Additionally, an important potential to further develop engine settings and calibration was seen to maximize the results.
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DOI: 10.5151/simea2025-PAP77
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Como citar:
PIRES, Gabriel; MELO, Tadeu Cavalcante Cordeiro de; PYZIAK, Amauri; OSTAPIUK, Igor Faust; EICHELBAUM, Gabriel; CRUZ, Ivna Oliveira da; SOUZA, Vinícius Marcenes Gonçalves de; "Avaliação de desempenho e emissões em motor pesado utilizando Biodiesel e misturas de HVO.", p. 389-395 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP77
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