Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DE CORRELAÇÕES EMPÍRICAS PARA ESTIMATIVA DE PONTO DE CONGELAMENTO DE HIDROCARBONETOS PUROS E FRAÇÕES DE PETRÓLEO

EVALUATION OF EMPIRICAL CORRELATIONS FOR ESTIMATION OF FREEZING POINT OF PURE HYDROCARBONS AND PETROLEUM FRACTIONS

LONGE, OLUWASEYI AYOMIDE ABIDEMI ; FREGOLENTE, LEONARDO VASCONCELOS ; SANTOS, SHELLA MARIA ; , ;

Artigo:

O ponto de congelamento, propriedade de grande importância para querosene de aviação, é preferencialmente obtido por métodos experimentais. Porém, para minimizar custos na caracterização e obtenção do ponto de congelamento de hidrocarbonetos puros e de frações de petróleo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em busca de correlações que estimassem essa propriedade e posteriormente, avaliou-se a acuracidade das correlações através de dados experimentais da literatura. Como resultado, observou-se que apenas as correlações para hidrocarbonetos puros apresentaram resultados aderentes aos dados experimentais utilizados. Assim, novas correlações foram propostas para estimativa de ponto de congelamento para frações de petróleo com ponto de congelamento entre 140 K e 290 K, querosene e diesel, com melhores AAD de 9,0 K, 3,1 K e 4,5 K, respectivamente.

Artigo:

Palavras-chave: PONTO DE CONGELAMENTO, HIDROCARBONETOS, óLEO CRU,

Palavras-chave: FREEZING POINT, HYDROCARBONS, CRUDE OIL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP18

Referências bibliográficas
Como citar:

LONGE, OLUWASEYI AYOMIDE ABIDEMI; FREGOLENTE, LEONARDO VASCONCELOS; SANTOS, SHELLA MARIA; , ; "AVALIAÇÃO DE CORRELAÇÕES EMPÍRICAS PARA ESTIMATIVA DE PONTO DE CONGELAMENTO DE HIDROCARBONETOS PUROS E FRAÇÕES DE PETRÓLEO", p. 2919-2925 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP18

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações