Artigo - Open Access.

Idioma principal

Avaliação das propriedades físicas e físico-químicas da gasolina “C” comum comercializada em alguns postos na cidade de Uberaba-MG

Bueno, Rúbia Silva ; Lima, Camila Borges ; Silva, Marcos Adriano ; Begnini, Mauro Luiz ;

Artigo:

Entre os derivados do petróleo está a gasolina que é utilizada como combustível sendo regulamentada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) (SANTOS et al, 2002).A gasolina é formada por vários compostos entre eles hidrocarbonetos de 4 a 16 átomos de carbono e também compostos contendo enxofre. Seus componentes variam de acordo com sua forma de obtenção e as características do petróleo (OLIVEIRA et al,2005).A ANP é o órgão que regulariza e fiscaliza a produção e distribuição de gasolina, e a define de duas maneiras para uso como combustível automotivo. Gasolina tipo A que é isenta de compostos oxigenados, é produzida pelas refinarias e não é vendida diretamente nos postos e a gasolina tipo C que é composta de gasolina tipo A e álcool etílico anidro combustível usado nas proporções conforme aceitas pela legislação vigente (GUIMARÃES et al, 2002; SANTOS et al, 2002).O presente trabalho teve como objetivo coletar e analisar amostras de gasolinacoletadas nos postos de Uberaba a fim de severificar os resultados e compará-los de acordo com os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-8entec-021

Referências bibliográficas
  • [1] GUIMARÃES, Artemis P. et. al. Utilização da técnica de CG/EM para caracterização de gasolinas. 2º Congresso Brasileiro de PAndamp;D em Petróleo Andamp; Gás. Universidade Federal do Ceará – UFC, 2002.
  • [2] OLIVEIRA, João Eduardo et. al. Avaliação da qualidade das gasolinas brasileiras através da relação aromáticos/olefinas. 3º Congresso Brasileiro de PAndamp;D em Petróleo Andamp; Gás. 2005.
  • [3] SANTOS, Antonio Araujo; et. al. Avaliação das características físicas da gasolina “C” comum comercializada na cidade de São Luís-MA. Cad. Pesq., São Luís, v.13, n. 2, p.16-24, jul./dez. 2002.
Como citar:

Bueno, Rúbia Silva; Lima, Camila Borges; Silva, Marcos Adriano; Begnini, Mauro Luiz; "Avaliação das propriedades físicas e físico-químicas da gasolina “C” comum comercializada em alguns postos na cidade de Uberaba-MG", p. 43-44 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações