Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA CONSTRUÇÃO DE UM AQUECEDOR SOLAR COM RECIPIENTES DE POLIETILENO

Azevedo, Nayara Christina ; Ruas, Murilo Antônio Oliveira ; Pinho, Emanuelle Ferreira Melo de ;

Artigo Completo:

A utilização do aquecimento da água por meio da energia solar, além de reduzir custos no abatimento da energia elétrica é proveniente de uma fonte de energia limpa, ecologicamente correta, gratuita e abundante. Ela pode ser empregada em aquecimento de água em cozinhas, lavatórios, pré-aquecimento de caldeiras, piscinas e na troca do chuveiro elétrico. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema de aquecimento da água para chuveiros domésticos de baixo custo através da energia solar. Foi desenvolvido um aquecedor de água a partir de tambores de polietileno com volume de 50 litros. Após a montagem do quecedor foi feita a ligação dos reservatórios com a rede do chuveiro instalado em um dos banheiros da residência e, para usar a água aquecida pelo sol, basta-se colocar o chuveiro elétrico na posição desligado. Após a instalação do aquecedor solar foi realizada a medição da temperatura da água durante o perído de 14 dias. As temperaturas médias variaram de 25°C, sem o uso do aquecedor e 43ºC no chuveiro com o aquecedor de água. Com relação à redução no consumo de energia elétrica (kWh), houve uma redução para o mês de estudo de 52,3%, isso gerou uma redução de 59,9% na conta de energia paga a concessionária. Nota-se uma redução considerável na conta de luz, gerando benefícios econômicos para os usuários, além dos benefícios ambientais inerentes ao uso do aquecimento solar da água. A construção do protótipo de aquecedor solar para chuveiros domésticos gerou economia no consumo de energia eletrica, gerando assim, uma eficiente redução na conta de luz. O aquecedor solar construído através de recipientes de polietileno é de fácil montagem, instalação e baixo custo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Sustentabilidade, Aquecimento, Água,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-120

Referências bibliográficas
  • [1] BELINAZO, M. L.; BELINAZO, H. J. Parâmetros de aquecimento de água em chuveiros: conforto e energia. Disponível em: http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2004/41/parametros.pdf. Acesso em: 27 de abril de 2017.
  • [2] BOCAIUVA MG (2016). Disponível em: http://bocaiuvamg.com.br/bocaiuvamg/ Acesso em: 27 de abril de 2016.
  • [3] OLIVEIRA, Natália Maira Braga; DAMASCENO, João Jorge Ribeiro; VIEIRA, Luiz Gustavo Martins. Aprimoramento de aquecedores solares de baixo custo. Horizonte Científico, v. 6. N. 2. Fevereiro de 2012.
  • [4] PEREIRA, R. C.; SHIOTA, R. T.; MELLO, S. F.; ASSIS JR. V.; BARTOLI J. R. Eficiência térmica de coletores solares de baixo custo. In: 17º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, Anais... Foz do Iguaçu - PR, 2006.
  • [5] RÍSPOLI, I.A.G. O aquecedor solar brasileiro - teoria e prática em prol de uma transferência de tecnologia sustentável. Campinas, 200 p., 2008. Tese (Doutorado) - Universidade de Campinas - Unicamp.
Como citar:

Azevedo, Nayara Christina; Ruas, Murilo Antônio Oliveira; Pinho, Emanuelle Ferreira Melo de; "AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA CONSTRUÇÃO DE UM AQUECEDOR SOLAR COM RECIPIENTES DE POLIETILENO", p. 1193-1201 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-120

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações