Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE ONDA DE PULSO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE ONDA DE PULSO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

BRECHERET, ANA PAULA ; Abreu, Ana Lucia Cardoso Santos ; Lopes, Renata ; Fonseca, Francisco Antonio Helfenstein ; Andrade, Maria Cristina de ;

Artigo:

Justificativa

As alterações cardiovasculares são as principais causas demortalidade entre pacientes com doença renal crônica (DRC). A velocidade deonda de pulso (VOP) é um preditor de eventos cardiovasculares já bemestabelecido e tem sido utilizada em pacientes pediátricos para avaliar arigidez arterial e o risco de doença cardiovascular.

 

Objetivo(s)

Avaliar prevalência de aumento da VOP e sua associação com parâmetrosclínicos, antropométricos e laboratoriais.

 

Método(s)

Estudo transversal observacional, que incluiu 57 pacientes com DRC(61,7% sexo masculino), idade de 6,2 a 17,5 anos, 44 em tratamento conservadore 13 em diálise. A VOP foi obtidas utilizando um aparelho oscilométricoautomático e classificada utilizando tabelas de percentis para estaturapreviamente estabelecidas. Foi utilizado o modelo linear generalizado comdistribuição binomial e função de ligação logarítmica para estimar a razão deprevalência (RP) e intervalo de confiança (IC).

 

Resultado(s)

A prevalência de aumento da VOP encontrada foi de 21,1% (IC 95%:11,4%; 33,9%). Observou-se uma maior prevalência de VOP aumentada entre ospacientes com idade menor do que 12 anos quando comparado com os maiores de 12anos (RP=2,9 IC95%: 1,05; 8,40). Os pacientes em diálise apresentaram umaprevalência maior de aumento da VOP em relação aos pacientes em tratamentoconservador (RP=4,2; IC95%: 1,97; 9,13) e os pacientes hipertensos mostraramuma prevalência de VOP aumentada do que os normotensos (RP=2,7; IC95: 1,05;6,95).

 

Conclusão (ões)

Foramobservadas associação de aumento da VOP com menor idade, glomerulopatia,hipertensão arterial, diálise, tempo prolongado de terapia dialítica, PTH eLDL, porém apenas as variáveis menor idade, diálise e hipertensão se mostraramindependentemente associadas com a VOP aumentada. Mais estudos são necessáriospara identificar os fatores de risco da doença cardiovascular em crianças comdoença renal crônica.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-53

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BRECHERET, ANA PAULA ; Abreu, Ana Lucia Cardoso Santos ; Lopes, Renata ; Fonseca, Francisco Antonio Helfenstein ; Andrade, Maria Cristina de ; "AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE ONDA DE PULSO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA", p. 105-106 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-53

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações