Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Avaliação da usabilidade da interface de um aplicativo para a instrução de princípios fotográficos

Amaral, Ana Leticia Oliveira do ; Gonçalves, Berenice Santos ;

Artigo completo:

Smartphones, tablets, câmerasdigitais e até mesmo acessórios como smartwatches eóculos capturam e compartilham milhões de imagens a todo o momento em todo omundo. As funcionalidades dos equipamentos tecnológicos se fundem parapotencializar a mobilidade e a interatividade dos conteúdos, mudando asrelações sociais, tecnológicas, econômicas e industriais. Essas mudanças estãoinfluenciando os modos de aquisição do conhecimento, principalmente na formaçãode profissionais como designers, que utilizam a fotografia como um recursoconstante. Por outro lado, há uma série de ofertas na área de tecnologia paraapoiar às práticas fotográficas. Diante do exposto este artigo se propôs aidentificar aplicativos que possam contribuir para a instrução dos princípiosfotográficos no contexto de ensino de fotografia, e realizar uma análise dausabilidade e da utilidade de um aplicativo que apoie a instrução de taisprincípios. Os resultados mostram dentre as contribuições que o cruzamento detécnicas de análise ajuda a compreender melhor a usabilidade da interface,visto que o resultado do checklistfoi complementado pelas especificidades apontadas na análise junto aosusuários. Além disso, foi possível perceber o interesse dos alunos defotografia em materiais, diferentes dos tradicionais, que auxiliassem as aulasteóricas.

Artigo completo:

Palavras-chave: Avaliação da interface, princípios fotográficos, instrução, dispositivos móveis,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-084

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, G. 201 Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher. BONSIEPE, G. 2015. Design: do material ao digital. São Paulo: Blucher. CYBIS, W. A.; BETIOL, A.; FAUST, R. 2010. Ergonomia e Usabilidade. São Paulo: Novatec.
Como citar:

Amaral, Ana Leticia Oliveira do; Gonçalves, Berenice Santos; "Avaliação da usabilidade da interface de um aplicativo para a instrução de princípios fotográficos", p. 886-896 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-084

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações