Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE ETANOL EM SOLUÇÕES HIDROALCOÓLICAS EMPREGANDO CO2 COMO GÁS DE ARRASTE

MORAES, J. M. ; SONEGO, J. L. S. ; BADINO, A. C. ; CRUZ, A. J. G. ;

Artigo Completo:

Esse trabalho avaliou o processo de remoção de etanol em soluções hidroalcoólicas empregando CO2 como gás de arraste. Um planejamento experimental estatístico do tipo Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) foi feito para três variáveis: a vazão específica de CO2 (ΦCO2), a concentração inicial de etanol no meio (CE0) e a temperatura da solução (T). O objetivo foi identificar qual(is) variável(is) seria(m) mais importante(s) no processo. Como variáveis respostas, foram calculados os valores das constantes de velocidade de remoção de etanol (kE) e de água (kW). Os resultados mostraram que a remoção de etanol foi favorecida com o aumento de ΦCO2 e T. Os maiores valores de kE e kW foram obtidos na vazão de 3,39 vvm e temperatura de 43,0ºC, na concentração inicial de etanol de 53,9 g∙L-1, sendo eles 0,155 h-1 e 0,0054 h-1, respectivamente. Nessa condição, a operação de arraste por CO2 removeu 63,37 % da massa inicial de etanol da solução, apresentando potencial para ser aplicada em fermentações alcoólicas empregando leveduras termotolerantes com o objetivo de reduzir o efeito da inibição devido à alta concentraçaõ de etanol.

Artigo Completo:

Palavras-chave: etanol,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-260

Referências bibliográficas
  • [1] DE VRIJE, T.; BUDDE, M.; VAN DER WAL, H.; CLAASSEN, P. A. M.; LÓPEZCONTRERAS,
  • [2] A. M. “In situ” removal of isopropanol, butanol and ethanol from fermentation broth by gas stripping. Bioresource technology, v. 137, p. 153–9, jun. 2013.
  • [3] RODRIGUES, M. I.; IEMMA, A. F. Planejamento de experimentos e otimização de processos: uma sequência de planejamentos. Editora Casa do Pão, 2009.
  • [4] SILVA, C. R.; ESPERANÇA, M. N.; CRUZ, A. J. G.;BADINO, A. C.. Influência das variáveis operacionais na remoção de etanol de vinho delevedurado por CO2. Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 201
  • [5] SONEGO, J. L. S. Estudo da produção de etanol de sacarose por fermentação extrativa utilizando arraste com dióxido de carbono. Tese de doutorado. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.
  • [6] SONEGO, J. L. S.; RODRIGUEZ, G. Y.; CRUZ, A. J. G.; BADINO, A. C.. Produção de etanol por Saccharomyces cerevisae em batelada utilizando processo extrativo com dióxido de carbono. Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.
Como citar:

MORAES, J. M.; SONEGO, J. L. S.; BADINO, A. C.; CRUZ, A. J. G.; "AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE ETANOL EM SOLUÇÕES HIDROALCOÓLICAS EMPREGANDO CO2 COMO GÁS DE ARRASTE", p. 1455-1460 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-260

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações