Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA DE CONSUMO EM COMUNIDADE VULNERÁVEL NO ESTADO DE SERGIPE

EVALUATION OF THE QUALITY OF CONSUMPTION WATER IN VULNERABLE COMMUNITY IN THE STATE OF SERGIPE

BORTOLUZZI, PAMELA CUNHA ; MARQUES, MARIA NOGUEIRA ; PRATA, ROBERT ANDRADE ; BRITO, THALIANE DA CRUZ ; HORA, ALINE BARRETO ;

Artigo:

A universalização da água potável e segura em quantidade e qualidade suficientes, ainda se apresenta como um grande desafio, levando em consideração as desigualdades sociais e ambientais, sobretudo nas regiões mais pobres, e grupos mais vulneráveis. Desta forma, assegurar o fornecimento de água de qualidade para os diversos grupos sociais, dentre eles as comunidades quilombolas, deve ser uma ação de efetiva realização para prevenção de doenças de contaminação hídrica como previsto na Portaria nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Objetiva-se dessa forma avaliar a qualidade da água para o consumo humano na Comunidade Quilombola de Pontal da Barra - Barra dos Coqueiros, Sergipe. Após o reconhecimento de área, foram definidos pontos para coleta de água, sendo estas realizadas de acordo com os Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA, 1998). Dentre os resultados, a maioria dos parâmetros físico-químicos e químicos encontram-se de acordo com os valores permissíveis da Portaria nº 5/2017, apresentando variações de condutividade sem riscos à saúde. Porém, os parâmetros microbiológicos apresentaram presença de coliformes. Com isso os resultados demonstraram a eficiência no tratamento da água, entretanto, a manipulação e armazenamento realizado pela população se mostrou ineficiente quanto a manutenção da qualidade da água, o que pode prejudicar a saúde da comunidade local.

Artigo:

Palavras-chave: QUALIDADE DA áGUA; ANáLISE MICROBIOLóGICA; COMUNIDADE VULNERáVEL,

Palavras-chave: WATER QUALITY; MICROBIOLOGICAL ANALYSIS; VULNERABLE COMMUNITY,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT115

Referências bibliográficas
Como citar:

BORTOLUZZI, PAMELA CUNHA; MARQUES, MARIA NOGUEIRA; PRATA, ROBERT ANDRADE; BRITO, THALIANE DA CRUZ; HORA, ALINE BARRETO; "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA DE CONSUMO EM COMUNIDADE VULNERÁVEL NO ESTADO DE SERGIPE", p. 98-104 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT115

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações