Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE METABÓLITOS PELA FOTOFERMENTAÇÃO E SISTEMAS HÍBRIDOS POR RHODOBACTER CAPSULATUS

EVALUATION OF METABOLITES PRODUCTION OF PHOTOFERMENTATION BY HYBRID SYSTEM BY RHODOBACTER CAPSULATUS

CUNHA, WARLLEY ROSA ; FERREIRA, JULIANA DE SOUZA ; LAMOUNIER, PRISCILLA STEPHANIE ; CARDOSO, VICELMA LUIZ ; PIO, FLáVIA SOUZA ; , ;

Artigo:

A Rhodobacter capsulatus é uma bactéria fototrófica facultativa capaz de crescer numa ampla variedade de condições ambientais e através do processo de fotofermentação ela consegue transformar compostos orgânicos em hidrogênio, ácidos carboxílicos, álcoois e outros metabólitos. O presente trabalho apresenta um estudo da produção de metabólitos produzidos por Rhodobacter capsulatus, consumo de açúcares e aumento na concentração celular quando cultivada em meio sintético RCV e em efluente da fermentação escura (EFE), ambos com suplementação de 20 g/L de melaço de soja. No ensaio 1 (meio RCV) o consumo de açúcares totais foi em torno de 32% e a produção de ácido acético e ácido propiônico atingiu 1,01 g/L e 1,01 g/L, respectivamente. A concentração celular atingiu 1,11 g/L e a razão C/N apresentou um aumento de 36% ao final do experimento. No ensaio 2 (meio EFE) o consumo de açúcares foi de 63% e a produção de ácido acético atingiu 2,42 g/L. A concentração celular foi de 1,49 g/L e a razão C/N se manteve durante o experimento. Com base nisso, afirma-se que a bactéria PNS R. capsulatus produziu ácidos acético e propiônico, sendo que a utilização do efluente da fermentação escura favoreceu a produção destes compostos, o crescimento celular e o consumo de açúcares em relação ao uso do meio sintético RCV.

Artigo:

Palavras-chave: FOTOFERMENTAçãO, áCIDOS ORGâNICOS, BACTéRIAS PúRPURA SULFUROSAS,

Palavras-chave: PHOTOFERMENTATION, ORGANIC ACIDS, PURPLE NON-SULFUR BACTERIA,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO50

Referências bibliográficas
Como citar:

CUNHA, WARLLEY ROSA; FERREIRA, JULIANA DE SOUZA; LAMOUNIER, PRISCILLA STEPHANIE; CARDOSO, VICELMA LUIZ; PIO, FLáVIA SOUZA; , ; "AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE METABÓLITOS PELA FOTOFERMENTAÇÃO E SISTEMAS HÍBRIDOS POR RHODOBACTER CAPSULATUS", p. 2758-2764 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO50

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações