Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE SUPLEMENTADO COM FARELO DE ARROZ

EVALUATION OF ETHANOL PRODUCTION BY SACCHAROMYCES CEREVISIAE SUPPLEMENTED WITH RICE FARM.

GONCALVES, MARIANE ALMEIDA ; PALLADINO, FERNANDA ; AMOGLIA, GRAZIELI TAVARES ; SANTIAGO, MARIANA GONçALVES ; SILVA, DANIEL ELVIS BASíLIO DA ;

Artigo:

O emprego de subprodutos para a produção de etanol tem se mostrado cada vez mais presente no âmbito de pesquisas uma vez que busca-se reduzir os impactos gerados pelos combustíveis fósseis. Um exemplo disso é a utilização do farelo de arroz como suplemento no meio fermentativo para produção de etanol. Diante disso, o presente trabalho visa avaliar a produção de etanol por meio do uso de diferentes concentrações de farelo de arroz em conjunto com a variação de concentração de células e volume de meio utilizando a levedura Saccharomyces cerevisiae. As concentrações foram variadas em (0 - 20 g.L-1) para o farelo de arroz, (1-10 g.L-1) para a concentração de células e (25 -75 mL) para volume de meio, tais valores foram mensurados por meio de um planejamento fatorial 2³, com três pontos centrais. Foram calculados os parâmetros fator de conversão de substrato em produto, Yp/s (g.g-1), produtividade volumétrica, Qp (g.L-1.h-1) e a eficiência do processo ? (%). Os resultados que apresentaram maior produção de etanol foram os ensaios 4 no tempo de 12 horas, com 10g.L-1 de células, 75 mL de meio e ausência de farelo de arroz, sendo a produção de etanol de 26,91 g.L-1 e o experimento 2 no tempo de 24 horas, com 1 g.L-1 de células, 75 mL de meio e ausência de farelo de arroz, sendo a produção de etanol de 26,36 g.L-1. De acordo com os resultados observou-se uma ótima produção de etanol nas condições avaliadas.

Artigo:

Palavras-chave: FARELO DE ARROZ, FERMENTAÇÃO, BIOETANOL,

Palavras-chave: RICE FARM, FERMENTATION, BIOETHANOL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO1

Referências bibliográficas
Como citar:

GONCALVES, MARIANE ALMEIDA; PALLADINO, FERNANDA; AMOGLIA, GRAZIELI TAVARES; SANTIAGO, MARIANA GONçALVES; SILVA, DANIEL ELVIS BASíLIO DA; "AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE SUPLEMENTADO COM FARELO DE ARROZ", p. 2464-2470 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações