Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS FASES DO CRESCIMENTO MICROBIANO NA SÍNTESE DE LIPÍDIOS E CARBOIDRATOS DA MICROALGA Spirulina platensis

ARAUJO, E. ; VOLPATO , N. ; RIBEIRO, B. F. ; MARGARITES, A. C. ; COLLA, L. M. ;

Pôster:

As microalgas surgem como uma fonte promissora para produção dealimentos, cosméticos e energias renováveis por apresentarem em sua composiçãoácidos graxos poliinsaturados, polissacarídeos, e vitaminas. Quando cultivadas sobcondições de estresse, como a presença ou ausência de nutrientes, a composiçãodestes microrganismos é alterada, podendo acumular elevados teores de carboidratose lipídios. A adição de subprodutos industriais no meio de cultivo pode contribuir nodesenvolvimento de cultivos economicamente viáveis e promover o aumento naprodução de biomassa e acúmulo de biocompostos. Este estudo teve como objetivo,avaliar a influência da fase de crescimento e adição de subproduto da indústria lácteano acúmulo de carboidratos e lipídios intracelulares na microalga Spirulina platensisLEB52. Os cultivos foram realizados com meio Zarrouk diluído a 50%, adicionadosde permeado da ultrafiltração de soro de leite, com alterações nas concentrações denitrogênio e fósforo. A adição do permeado da ultrafiltração de soro de leite,aumentou a produtividade em células da microalga. As modificações do meio decultivo, as fases de crescimento e a adição do permeado da ultrafiltração de soro deleite, aumentaram o teor de carboidratos da Spirulina platensis. No entanto, não semostraram favoráveis na produtividade em lipídios. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0868

Referências bibliográficas
  • [1] BUSS DA, HENKES JA, Estudo dos impactos ambientais causados por laticínios com foco no reaproveitamento dos resíduos gerados. Rev. Gestão e Sustentabilidade Ambiental, v. 3, n. 2, p. 384 - 395, 2015. COLLA LM, ALVAREZ J, PRATO C, MUCHILLO-BAISCH AL, COSTA JAV, Influência das condições de crescimento sobre o potencial antioxidante da microalga Spirulina platensis e seu potencial na redução da hipercolesterolemia. Tese de Mestrado em Engenharia de Alimentos. FURG, RS, Brasil, 2002. FOLCH J, LEES M, STANLEY GHS. A simple method for the isolation and purification of total lipides from animal tissues. The Journal of Biological Chemistry, v. 226: 497–509, 1957. MARGARITES ACF e COSTA JAV, Increment of carbohydrate concentration of Chlorella minutissima microalgae for bioethanol lproduction. International Journal of Engineering Research and Applications (IJERA), v. 4, ed. 3, p. 80-86, 2014. MIRANDA JRPC, Produção de Bioetanol a Partir da Microalga Scenedesmus obliquus. Dissertação (Mestrado em Energia e Bioenergia). Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa, Universidade Nova de Lisboa, 201 SUGANYA T, VARMAN M, MASJUKI HH, RENGANATHAN S, Macroalgae and microalgae as a potential source for commercial applications along with biofuels production: A biorefinery approach. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 55, p. 909–941, 2016.
Como citar:

ARAUJO, E.; VOLPATO , N.; RIBEIRO, B. F. ; MARGARITES, A. C.; COLLA, L. M.; "AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS FASES DO CRESCIMENTO MICROBIANO NA SÍNTESE DE LIPÍDIOS E CARBOIDRATOS DA MICROALGA Spirulina platensis", p. 3286-3289 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0868

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações