Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA HIDRÓLISE ÁCIDA DO BAGAÇO DE ABACAXI PARA LIBERAÇÃO DE AÇUCARES FERMENTECÍVEIS

EVALUATION OF ACID HYDROLYSIS OF PINEAPPLE BAGASSE FOR RELEASE OF FERMENTABLE SUGARS

GOMES, JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA ; SILVA, FLáVIO LUIZ HONORATO DA ; LEMOS, LEANDERSON TúLIO MARQUES ; MEDEIROS, LORENA LUCENA DE ; COSTA, WILLYAN ARAúJO DA ; , ;

Artigo:

O abacaxi é um fruto muito consumido no Brasil. A cadeia produtiva gera grande acúmulo de resíduos, que pode causar danos ao meio ambiente. O bagaço do abacaxi apresenta potencial para obtenção de produtos de valor agregado, pois sua composição apresenta hemicelulose, componente da parede celular vegetal composta principalmente por xilose e arabinose. A hidrólise ácida possibilita a obtenção de açúcares fermentescíveis como substrato para leveduras na produção de xilitol e arabitol. Com isso, a pesquisa teve como objetivo avaliar a hidrólise ácida do bagaço de abacaxi para aplicação em produção biotecnológica de produtos de alto valor. As composições do bagaço do abacaxi antes e após a hidrólise foram, respectivamente, 13,08% e 12,20% de hemicelulose. A análise feita em HPLC constatou que a soma dos teores de xilose, arabinose e frutose foi de 32,30 g.L-1. Os resultados obtidos no presente estudo possibilitaram reavaliar a utilização de partes da matéria-prima, pois o resíduo de abacaxi obtido pelo processamento da polpa e da casca prensada resultou em teor de hemicelulose consideravelmente reduzido, assim como os valores de pentoses no licor.

Artigo:

Palavras-chave: XILOSE, TGA, HPLC,

Palavras-chave: XYLOSE, TGA, HPLC,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA50

Referências bibliográficas
Como citar:

GOMES, JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA; SILVA, FLáVIO LUIZ HONORATO DA; LEMOS, LEANDERSON TúLIO MARQUES; MEDEIROS, LORENA LUCENA DE; COSTA, WILLYAN ARAúJO DA; , ; "AVALIAÇÃO DA HIDRÓLISE ÁCIDA DO BAGAÇO DE ABACAXI PARA LIBERAÇÃO DE AÇUCARES FERMENTECÍVEIS", p. 2016-2022 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA50

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações