Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTES PARA OBTENÇÃO DO EXTRATO DE ESPINAFRE (TETRAGONIA TETRAGONIOIDES)

EVALUATION OF SOLVENTS EXTRACTION FOR THE OBTAINMENT OF SPINACH EXTRACT (TETRAGONIA TETRAGONIOIDES)

VALLE, BIANCA DA SILVA ; MARTINS, THIAGO DE SOUZA ; RIBEIRO, REJANE DOS SANTOS GARCIA ; SILVA, VICTORIA FREDERICO DA ; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA ;

Artigo:

A extração de óleos essenciais de plantas têm alavancado estudos científicos na área de compostos fitoquímicos com a finalidade da substituição dos produtos sintéticos. O espinafre (Tetragonia tetragonioides) é rico em compostos fenólicos, flavonoides, carotenoides, tocoferóis e antioxidantes. O objetivo deste trabalho consistiu no processo de extração para obtenção do extrato de espinafre utilizando metanol e etanol como solventes. As extrações ocorreram em um período de 4 horas. O rendimento obtido após o processo de extração foi de 46,2% para metanol e 10,5 % para etanol. Os extratos foram analisados quanto ao perfil químico através da espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier. Os dados obtidos a partir dos espectros de infravermelho foram submetidos à análise de componentes principais apresentando um índice de similaridade de 60,8% entre os extratos obtidos com metanol e etanol.

Artigo:

Palavras-chave: ESPINAFRE, EXTRAçãO, SOLVENTE,

Palavras-chave: SPINACH, EXTRACTION, SOLVENT,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT80

Referências bibliográficas
Como citar:

VALLE, BIANCA DA SILVA; MARTINS, THIAGO DE SOUZA; RIBEIRO, REJANE DOS SANTOS GARCIA; SILVA, VICTORIA FREDERICO DA; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA; "AVALIAÇÃO DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTES PARA OBTENÇÃO DO EXTRATO DE ESPINAFRE (TETRAGONIA TETRAGONIOIDES)", p. 658-664 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT80

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações