Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA ESPESSURA MÉDIO- INTIMAL DA CARÓTIDA E FATORES ASSOCIADOS À DOENÇA CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

AVALIAÇÃO DA ESPESSURA MÉDIO- INTIMAL DA CARÓTIDA E FATORES ASSOCIADOS À DOENÇA CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

Lopes, Renata ; Morais, Mauro Batista de ; Oliveira, Fernanda Luisa Ceragioli ; Brecheret, Ana Paula ; Abreu, Ana Lucia Cardoso Santos ; Andrade, Maria Cristina de ;

Artigo:

Justificativa

As complicações cardiovasculares constituem a principal causa demorte nos pacientes com doença renal crônica (DRC). A medida da espessuramédio-intimal da carótida (EMIC) é uma ferramenta não invasiva para a detecçãoprecoce de lesão arterial nesses pacientes.

 

Objetivo(s)

O presente estudo teve como objetivo avaliar a espessuramédio-intimal da carótida e os fatores associados à doença cardiovascular emcrianças e adolescentes com DRC.

 

Método(s)

Estudo observacional transversal com 55 pacientes (60% do sexomasculino), com mediana de idade 11,9 anos (I25-I75: 9,2 - 14,8 anos). Dos 55pacientes, 43 estavam em tratamento conservador e 12 em terapia dialítica.Foram avaliados os parâmetros laboratoriais séricos (creatinina, ácido úrico,proteína C-reativa, colesterol total e frações e triglicérides), estadonutricional (escore z de índice de massa corpórea, escore z de estatura/idade),gordura corporal (percentual de gordura e circunferência abdominal) e pressãoarterial. A medida da EMIC foi avaliada por único ultrassonografista ecomparada com percentis estabelecidos de acordo com o sexo e estatura. A coletade dados foi realizada entre maio de 2015 à março de 2016.

 

Resultado(s)

74,5% (IC95%: 61,0; 85,3) das crianças e adolescentes com DRCapresentaram aumento (>P95) da EMIC. Nos pacientes com hipertensão arterialestágios I e II, 90,9% apresentaram aumento da EMIC. O estado nutricional,gordura corporal e exames laboratoriais não apresentaram associação com oaumento da EMIC. Após ajuste multivariado, apenas a puberdade (RP=1,30;p=0,037) e a hipertensão arterial estágios I e II (RP=1,42; p=0,011)mostraram-se independentemente associados com a alteração da EMIC.

 

Conclusão (ões)

Aprevalência do aumento da espessura da carótida foi elevada em crianças eadolescentes com DRC. A puberdade e a hipertensão arterial mostraram-seindependentemente associados com o aumento da EMIC. Os demais fatoresrelacionados à doença cardiovascular em pacientes com DRC não se mostraramassociados com alteração da artéria carótida na avaliação ultrassonográfica. Osfatores de risco estudados desempenham um papel importante na morbi-mortalidadeassociada à DCV em crianças com DRC. A avaliação precoce e de rotina destesfatores, juntamente com a intervenção adequada, são importantes para prevenir aprogressão da DCV e mortalidade nesses pacientes.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-29

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Lopes, Renata ; Morais, Mauro Batista de ; Oliveira, Fernanda Luisa Ceragioli ; Brecheret, Ana Paula; Abreu, Ana Lucia Cardoso Santos ; Andrade, Maria Cristina de ; "AVALIAÇÃO DA ESPESSURA MÉDIO- INTIMAL DA CARÓTIDA E FATORES ASSOCIADOS À DOENÇA CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA", p. 57-58 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-29

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações