Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UMA COLUNA STRIPPER NA REMOÇÃO DE COMPOSTOS VOLÁTEIS NÃO CONDENSÁVEIS

GONÇALVES, A. ; COUTO, L. ; SILVA, L. ; TESSARINI , L. ; MORAES, F. ;

Pôster:

Na indústria de celulose, a evaporação do licor negro gera umcondensado contaminado e muito tóxico para reuso ou envio para o tratamento deefluentes. Desta forma é necessário utilizar uma coluna "stripper" para separar oscontaminantes não condensáveis como metanol, mercaptanas e compostosorgânicos com enxofre. Devido ao alto consumo de vapor requerido neste processo,o custo de energia (combustível na caldeira) é considerável quando comparado aoconsumido no processo produtivo. Sendo assim, procura-se a operação desteprocesso com o mínimo consumo de energia na condição de máxima eficiência,sem prejudicar o meio ambiente. Portanto, realizou-se um experimento variandoseo fator de dessorção na torre (t-vapor/m3-condensado), avaliando-se aeficiência de remoção de compostos de TRS, medindo-se as concentrações naentrada e saída de condensado numa torre de "stripping" industrial comcapacidade de tratamento 90 m3/h. Verificou-se que existe um valor de fator dedessorção de operação que permite o mínimo custo de vapor com o máximo deeficiência de remoção de compostos tóxicos. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0675

Referências bibliográficas
  • [1] Fair, J. N. Absortion and Stripping of Gases. Albright´s Chemical Engineering Handbook. CRC Press, London, 2009. Villarroel, R. Metanol como fator de risco na queima de GNCC em caldeiras de recuperação. Fibria celulose e Universidade federal de Viçosa, Curso de especialização em celulose e papel. Viçosa, 2005.
Como citar:

GONÇALVES, A.; COUTO, L.; SILVA, L. ; TESSARINI , L.; MORAES, F.; "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UMA COLUNA STRIPPER NA REMOÇÃO DE COMPOSTOS VOLÁTEIS NÃO CONDENSÁVEIS", p. 2547-2550 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0675

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações