Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ÍCONES UTILIZADOS NA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA
AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ÍCONES UTILIZADOS NA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA
Lima, Camila Santos de Castro e; Farias, Bruno Serviliano Santos
Artigo Completo:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o grau de compreensão dos ícones utilizados na plataforma on-line de educação a distância da UNA-SUS/UFMA. Foi realizada a avaliação dos ícones presentes nessa interface gráfica, utilizando como diretriz a metodologia de avaliação da compreensão de símbolos gráficos, para tal foi selecionado o teste de compreensão. Foi aplicado um questionário on-line para o levantamento de informações sobre o perfil e experiência dos usuários, seguido do teste de compreensão. Como resultado, a maior parte dos ícones não foi bem compreendida, o que mostra a necessidade de um projeto de redesign. Foram percebidos também pontos importantes para a compreensão de ícones por parte dos usuários, como por exemplo, levar em consideração fatores culturais, bem como a criação de um inventário de signos compondo um sistema visual, o uso de rótulos textuais, entre outros.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o grau de compreensão dos ícones utilizados na plataforma on-line de educação a distância da UNA-SUS/UFMA. Foi realizada a avaliação dos ícones presentes nessa interface gráfica, utilizando como diretriz a metodologia de avaliação da compreensão de símbolos gráficos, para tal foi selecionado o teste de compreensão. Foi aplicado um questionário on-line para o levantamento de informações sobre o perfil e experiência dos usuários, seguido do teste de compreensão. Como resultado, a maior parte dos ícones não foi bem compreendida, o que mostra a necessidade de um projeto de redesign. Foram percebidos também pontos importantes para a compreensão de ícones por parte dos usuários, como por exemplo, levar em consideração fatores culturais, bem como a criação de um inventário de signos compondo um sistema visual, o uso de rótulos textuais, entre outros.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0424
Referências bibliográficas
- [1] BARROS, Vanessa Tavares de Oliveira. Avaliação da interface de um aplicativo computacional através de teste de usabilidade, questionário ergonômico e análise gráfica do design. Universidade Federal de Santa Catarina. 2003. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85542>. Acesso em: 23 abril 2015.
- [2] CARDOSO, Marina; GONÇALVES, Berenice; OLIVEIRA, Sandra. Avaliação de ícones para interface de um sistema médico on-line. Infodesign, São Paulo, v. 10, n.1, p.70-83, 2013.
- [3] CARDOSO, Marina Cascaes; GONÇALVES, Berenice Santos; OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho. Avaliação de ícones para interface de um sistema médico on-line. 6º Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI. São Paulo: Blucher, 2014. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/pdf/designproceedings/cidi//CIDI 114.pdf>. Acesso em: 08 abril 2015.
- [4] FORMIGA, Eliana. Símbolos gráficos: métodos de avaliação de compreensão: Contribuições à melhoria do projeto deste importante meio de comunicação visual de informações. São Paulo: Blucher, 2011. 148 p.
- [5] FORMIGA, Eliana. MORAES, Anamaria de. Comparação de eficiência de métodos de avaliação de usabilidade pelo método binário. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 143-152. 2012. Disponível em: <http://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/134/112>. Acesso em: 18 dez. 2014.
- [6] MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma Visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
- [7] REIS, Guilhermo Almeida. Centrando a Arquitetura de Informação no Usuário. São Paulo. 2015. Disponível em:<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-23042007-141926/pt-br.php>. Acesso em: ago. 2015.
- [8] SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Lucca. Recursos
- [9] Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas – 1. ed. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012. 246 p. Disponível em: < http://www.livrorea.net.br/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf>. Acesso em: 27 março2016.
- [10]
- [11]
- [12]
- [13]
- [14] _ PAGE 11
Como citar:
Lima, Camila Santos de Castro e; Bruno Serviliano; "AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ÍCONES UTILIZADOS NA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA", p-4947-4959.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0424
últimos 30 dias
107
downloads
1
visualizações
5
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ÍCONES UTILIZADOS NA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 4947 EP - 4959 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0424 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-compreenso-dos-cones-utilizados-na-plataforma-de-educao-a-distncia-da-una-susufma-24661 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Lima20144,
title="AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ÍCONES UTILIZADOS NA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="4947 - 4959",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0424",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-compreenso-dos-cones-utilizados-na-plataforma-de-educao-a-distncia-da-una-susufma-24661",
author="Camila Santos de Castro e Lima", "Bruno Serviliano Santos Farias",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Camila Santos de Castro e Lima, Bruno Serviliano Santos Farias, AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ÍCONES UTILIZADOS NA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 4947-4959, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0424 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-compreenso-dos-cones-utilizados-na-plataforma-de-educao-a-distncia-da-una-susufma-24661) Palavras-chave:: ;