Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ÍCONES UTILIZADOS NA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA

Farias, Bruno Serviliano Santos; Lima, Camila Santos de Castro e;

Artigo Completo:

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o grau de compreensão dos ícones utilizados na plataforma on-line de educação a distância da UNA-SUS/UFMA. Foi realizada a avaliação dos ícones presentes nessa interface gráfica, utilizando como diretriz a metodologia de avaliação da compreensão de símbolos gráficos, para tal foi selecionado o teste de compreensão. Foi aplicado um questionário on-line para o levantamento de informações sobre o perfil e experiência dos usuários, seguido do teste de compreensão. Como resultado, a maior parte dos ícones não foi bem compreendida, o que mostra a necessidade de um projeto de redesign. Foram percebidos também pontos importantes para a compreensão de ícones por parte dos usuários, como por exemplo, levar em consideração fatores culturais, bem como a criação de um inventário de signos compondo um sistema visual, o uso de rótulos textuais, entre outros.

Artigo Completo:

Palavras-chave: compreensão; educação a distância; símbolos gráficos.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0424

Referências bibliográficas
  • [1] BARROS, Vanessa Tavares de Oliveira. Avaliação da interface de um aplicativo computacional através de teste de usabilidade, questionário ergonômico e análise gráfica do design. Universidade Federal de Santa Catarina. 2003. Disponível em: . Acesso em: 23 abril 2015.
  • [2] CARDOSO, Marina; GONÇALVES, Berenice; OLIVEIRA, Sandra. Avaliação de ícones para interface de um sistema médico on-line. Infodesign, São Paulo, v. 10, n.1, p.70-83, 2013.
  • [3] CARDOSO, Marina Cascaes; GONÇALVES, Berenice Santos; OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho. Avaliação de ícones para interface de um sistema médico on-line. 6º Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI. São Paulo: Blucher, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 abril 2015.
  • [4] FORMIGA, Eliana. Símbolos gráficos: métodos de avaliação de compreensão: Contribuições à melhoria do projeto deste importante meio de comunicação visual de informações. São Paulo: Blucher, 2011. 148 p.
  • [5] FORMIGA, Eliana. MORAES, Anamaria de. Comparação de eficiência de métodos de avaliação de usabilidade pelo método binário. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 143-152. 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2014.
  • [6] MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma Visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
  • [7] REIS, Guilhermo Almeida. Centrando a Arquitetura de Informação no Usuário. São Paulo. 2015. Disponível em:. Acesso em: ago. 2015.
  • [8] SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Lucca. Recursos
  • [9] Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas – 1. ed. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012. 246 p. Disponível em: < http://www.livrorea.net.br/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf>. Acesso em: 27 março2016.
  • [10] _ PAGE 11
Como citar:

Farias, Bruno Serviliano Santos; Lima, Camila Santos de Castro e; "AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ÍCONES UTILIZADOS NA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA", p. 4947-4959 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0424

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações