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AVALIAÇÃO DA CIRCULAÇÃO EM SALAS DE AULA UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O MACHIA
AVALIAÇÃO DA CIRCULAÇÃO EM SALAS DE AULA UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O MACHIA
Artigo Completo:
A circulação horizontal de um ambiente voltado para o ensino é extremamente importante, sua qualidade pode favorecer a disseminação de conteúdos, promovendo a concentração, ou dificultar a transmissão e assimilação do conhecimento, através de interrupções constantes. Nas salas de aula do curso de Design da UFPE/CAA, se observou que os alunos caminham lentamente entre carteiras, se esquivando dos cadernos e braços de estudantes que fazem anotações. No intuito de verificar a relação entre a dimensão da sala e a quantidade de carteiras disponibilizadas, lançamos mão do método MACHIA para avaliar e propor soluções antropométricas para a circulação do ambiente.
A circulação horizontal de um ambiente voltado para o ensino é extremamente importante, sua qualidade pode favorecer a disseminação de conteúdos, promovendo a concentração, ou dificultar a transmissão e assimilação do conhecimento, através de interrupções constantes. Nas salas de aula do curso de Design da UFPE/CAA, se observou que os alunos caminham lentamente entre carteiras, se esquivando dos cadernos e braços de estudantes que fazem anotações. No intuito de verificar a relação entre a dimensão da sala e a quantidade de carteiras disponibilizadas, lançamos mão do método MACHIA para avaliar e propor soluções antropométricas para a circulação do ambiente.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-eneac2016-AMB01-3
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Como citar:
BARROS, Bruno Xavier da Silva; "AVALIAÇÃO DA CIRCULAÇÃO EM SALAS DE AULA UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O MACHIA", p-101-111.
In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-eneac2016-AMB01-3
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Bruno Xavier da Silva BARROS, AVALIAÇÃO DA CIRCULAÇÃO EM SALAS DE AULA UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O MACHIA, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 101-111, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-eneac2016-AMB01-3 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-circulao-em-salas-de-aula-universitrias-um-estudo-de-caso-utilizando-o-machia-22610) Palavras-chave:: ;