Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA CASCA DA SEMENTE DA SERINGUEIRA (HEVEA BRASILIENSIS) COMO ADSORVENTE: ESTUDO CINÉTICO

EVALUATION OF RUBBER SEED SHELL (HEVEA BRASILIENSIS) AS AN ADSORBENT: KINETIC STUDY

CARNEIRO, MATHEUS SANTOS PARENTE ; MENDES, MARISA FERNANDES ; MEGALE, ELIANA ZARONI ; JúNIOR, FRANCISCO EDUARDO ARAGãO CATUNDA ;

Artigo:

O trabalho consiste na análise do tratamento de efluentes contaminados com corantes através da adsorção. Foi utilizada uma solução de alaranjado de metila, a fim de simular um efluente têxtil e como adsorvente foi utilizada a casca da semente da seringueira. Foram avaliadas as cascas das sementes sem tratamento (CS), a casca calcinada (CCS) e a casca calcinada e submetida a um tratamento químico utilizando solução de HNO3 15% (CCS-T). Os experimentos foram realizados em batelada para analisar a eficiência de cada um dos tratamentos, utilizando solução com concentração inicial de 100 mg/L e uma massa de adsorvente constantes, 0,15 g. A análise da absorbância foi realizada em intervalos ao longo de 6 h de experimento. Pode-se verificar, através dos dados experimentais, que ao se utilizar a CCS-T, obteve-se a melhor eficiência no tratamento da remoção do alaranjado de metila, pelo fato de a concentração do corante ter sido reduzida a 55,98 mg/L enquanto para o CCS chegou a 75,53 mg/L e com o CS não houve adsorção. A capacidade máxima de adsorção de alaranjado de metila foi de 7,59 mg/g, pelo adsorvente CCS-T. Dois modelos cinéticos foram utilizados para modelar os dados experimentais obtidos pelo adsorvente CCS-T e o modelo cinético que melhor correlacionou os dados experimentais foi o modelo de pseudo-primeira ordem, onde a quantidade adsorvida calculada foi de 7,60 mg/g.

Artigo:

Palavras-chave: ADSORçãO, ALARANJADO DE METILA, CINéTICA,

Palavras-chave: ADSORPTION, METHYL ORANGE, KINETIC,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT21

Referências bibliográficas
Como citar:

CARNEIRO, MATHEUS SANTOS PARENTE; MENDES, MARISA FERNANDES; MEGALE, ELIANA ZARONI; JúNIOR, FRANCISCO EDUARDO ARAGãO CATUNDA; "AVALIAÇÃO DA CASCA DA SEMENTE DA SERINGUEIRA (HEVEA BRASILIENSIS) COMO ADSORVENTE: ESTUDO CINÉTICO", p. 280-286 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações