Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS
AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS
ANDRADE, David Alves de; COSTA FILHO, Lourival; FARIAS, Marcella Araújo
ARTIGO COMPLETO:
"Este artigo apresenta considerações sobre a qualidade atrativa percebida de espaços midiáticos de ambientes comerciais. O objetivo foi testar o efeito das características ambientais de complexidade, novidade e contraste na atratividade percebida nesse tipo de espaço. Como procedimento metodológico foi usada uma Sentença Estruturadora, um instrumento básico da Teoria das Facetas, para obter respostas avaliativas dos respondentes sobre doze (12) diferentes cenas de espaços midiáticos comerciais, interpretadas através de tabelas de frequências dos dados. Apurou-se que cenas de espaços midiáticos em ambientes típicos, com algum grau de novidade, alto contraste e máxima complexidade são percebidas como mais atrativas pelos participantes da pesquisa."
"This article delves into the perceived attractiveness of media spaces within commercial areas. Its aim was to assess how environmental factors such as complexity, novelty and contrast influence the attractiveness of these spaces. To accomplish this, a Structuring Sentence, a fundamental tool in Facet Theory, was utilized to gather evaluative responses from participants regarding twelve (12) distinct scenes from commercial media spaces, analyzed through data frequency tables. The findings revealed that scenes depicting media spaces in typical settings, characterized by a certain level of novelty, high contrast and maximum complexity are perceived as more atractive by the research participants."
Palavras-chave: None None
DOI: 10.5151/eneac2024-831149
Referências bibliográficas
- [1] "BERLYNE, D. E. Ends and meanings of experimental aesthetics. Canadian Journal of
- [2] Psychology, 26, 303-325, 1972.
- [3] BILSKY, W. A Teoria das Facetas: noções básicas. Estudos de Psicologia, Natal, v.8, n.3,
- [4] p.357-365.
- [5] CANTER, D. The purposive evaluation of places: A facet approach. In Environments and
- [6] Behavior, v. 15, n. 6, November 1983, p. 659-698.
- [7] COSTA FILHO, L. L. MIDIÁPOLIS: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana
- [8] midiática. 2012. 271f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento
- [9] Urbano Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. . O enfoque da Teoria das Facetas na avaliação de lugares. In: V ENEAC – Encontro
- [10] Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e VI Seminário Nacional de Acessibilidade
- [11] Integral, 2014. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: LEUI | PUC-Rio, 2014.
- [12] . Ergonomia do Ambiente Construído e Qualidade Visual Percebida. In: Mont’Alvão,
- [13] C.; Villarouco, V. (Orgs.) Um novo olhar para o projeto, 5: a ergonomia no ambiente
- [14] construído. Rio de Janeiro: 2AB, 2020. p. 10-20.
- [15] COSTA FILHO, Lourival; OLIVEIRA, Isabela Fernandes; YOKOYAMA, Sílvia Akemi; ""A
- [16] Qualidade Percebida Em Cenas Do Comércio Varejista Do Centro De Caruaru"", p. 541-552 .
- [17] In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário
- [18] Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo:
- [19] Blucher, 2016.
- [20] GROAT, L. Meaning in post-modern architecture: An examination using the multiple sorting
- [21] task. In Jornal of Environmental Psychology, 2, p. 3-22. 1982.
- [22] KAPLAN, S.; KAPLAN, R. The experience of nature: A psychological perspective. New York:
- [23] Cambridge University Press, 1989.
- [24] LIPOVETSKY, G. & SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo
- [25] artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
- [26] MORGAN, T. Visual Merchandising - vitrines e interiores comerciais. São Paulo: Gustavo Gili,
- [27] 2011.
- [28] NASAR, J. The evaluative image of the city. London: SAGE, 1998.
- [29] . The evaluative image of places. In WALSH, W. B.; CRAIK, K. H; PRINCE, R. H.
- [30] 2nd ed. (Eds.), Person-environment psychology: new directions and perspectives. New
- [31] Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 117-168.
- [32] . The effect of sign complexity and coherence on the perceived quality of retail
- [33] scenes. In NASAR, J. L. (Ed.), Environmental Aesthetics: Theory, research, & applications.
- [34] New York: Cambridge University Press, 1988a. p. 300-320.
- [35] RUSSELL, J. Affective appraisals of environments. In NASAR, Jack. (Ed.). Environmental
- [36] aesthetics: theory, research, and application. New York: Cambridge University Press, 1988.
- [37] WOHLWILL, J. F. Amount of stimulus exploration and preference as differential functions of
- [38] stimulus complexity. In Perception & Psychophysics, Santa Barbara, v. 4, n. 5, p. 307-312,
- [39] 1968."
Como citar:
ANDRADE, David Alves de; COSTA FILHO, Lourival; Marcella Flávia Araújo de Farias; "AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS", p-337-348.
In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/eneac2024-831149
últimos 30 dias
57
downloads
2
visualizações
2
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS JO - Blucher Design Proceedings VL - 12 IS - 5 SP - 337 EP - 348 PY - 2024 T2 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral AU - , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831149 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-atratividade-percebida-em-espaos-miditicos-de-ambientes-comerciais-39544 KW - None ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{ANDRADE20144,
title="AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="12",
number="5",
pages="337 - 348",
year="2024",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831149",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-atratividade-percebida-em-espaos-miditicos-de-ambientes-comerciais-39544",
author="David Alves de ANDRADE", "Lourival COSTA FILHO", "Marcella Araújo FARIAS",
keywords="None",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
David Alves de ANDRADE, Lourival COSTA FILHO, Marcella Araújo FARIAS, AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS, Blucher Design Proceedings, Volume 12, 2024, Pages 337-348, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831149 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-atratividade-percebida-em-espaos-miditicos-de-ambientes-comerciais-39544) Palavras-chave:: None;