Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA ADSORÇÃO COM CARVÃO ATIVADO NO TRATAMENTO DA ÁGUA DO RIO BELÉM

ASSIS, N ; FALKOWSKI, M. V ; PEREIRA, F. A. V ;

Pôster:

Considerado um dos rios mais importantes para Curitiba, o Belém é hoje,o que possui as águas mais comprometida da cidade, devido à alta carga de poluiçãoorgânica, causada principalmente pelo despejo irregular de esgoto doméstico. Levandoem conta a relevância do rio para capital, é fundamental que suas águas possuam umaqualidade compatível com seu significado. Por isso, métodos de tratamento de água sefazem tão importantes. Este trabalho apresenta um método de tratamento dito de ciclocompleto somado a adsorção com carvão ativado que se dá na etapa de filtração, deforma que seja possível melhorar a qualidade da água. Para o tratamento, a água brutacoletada do Rio Belém, teve seu pH inicial ajustado para então ser coagulada,floculada, filtrada e desinfetada por adição de hipoclorito de cálcio, sendo avaliados otempo de contato entre a água e o adsorvente, além de testadas diferentes proporçõesde areia e carvão na filtração. Foram caracterizadas as amostras bruta e tratada deágua, principalmente quanto ao pH, turbidez, DBO, coliformes totais, bactériasheterotróficas e Escherichia coli, obtendo como melhores resultados as amostrastratadas com maior quantidade carvão, atendendo inclusive os critérios permitidospara consumo humano. Com o estudo e com as modificações propostas, foi possívelperceber que o carvão ativado é um importante meio filtrante no tratamento de águadevido a sua alta capacidade de reter impurezas, neste caso, principalmente as deorigem orgânica, visto que a demanda bioquímica de oxigênio e também a presença debactérias sofreram reduções expressivas nas amostras tratadas, quando comparadas àamostra inicial. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0095

Referências bibliográficas
  • [1] BOLLMANN, H.; EDWIGES, T. Avaliação da qualidade das águas do Rio Belém, CuritibaPR, com o emprego de indicadores quantitativos e perceptivos. Eng. Sanit. Ambient. v. 13, n. 4, 443 - 452, 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2016. BRASIL. Resolução CONAMA n.º 357, de 17 de março de 2005, Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n.º 053, p 58-63, 18 mar., 2005. BRASIL. Portaria MS n.º 2914, de 12 de dezembro de 2011, Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 dez., 201 IAP. Monitoramento da Qualidade das Águas dos rios da Região Metropolitana de Curitiba, no período de 1992 a 2005. Instituto Ambiental do Paraná. Curitiba, 2005. ROSA, I. Remoção de Herbicidas Diuron e Hexazinona de água superficial no tratamento em ciclo completo com adsorção em carvão ativado granular. 2008. 109f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) – Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, 2008.
Como citar:

ASSIS, N; FALKOWSKI, M. V; PEREIRA, F. A. V; "AVALIAÇÃO DA ADSORÇÃO COM CARVÃO ATIVADO NO TRATAMENTO DA ÁGUA DO RIO BELÉM", p. 318-321 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0095

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações