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AVALIAÇÃO AERODINÂMICA DO RETROVISOR DE UM VEÍCULO HATCHBACK USANDO O MÉTODO ADJOINT DE OTIMIZAÇÃO

Buscariolo, Filipe Fabian ; Maruyama, Flavio ; Alves, Julio Cesar Lelis ; Volpe, Leonardo D. ; Magazoni, Felipe ;

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Hoje em dia, um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de veículos é o aspecto aerodinâmico. Várias iniciativas ao redor do mundo regulam emissões de poluentes e eficiências de veículos tais como a EURO para o mercado europeu e o Projeto INOVAR que será implementado no Brasil em 2017. Assim, este estudo tem como objetivo realizar uma otimização a fim de reduzir a força de arrasto em um veículo Hatchback. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar o potencial das técnicas de otimização para melhorar o perfil aerodinâmico do retrovisor do lado do motorista de um veículo Hatchback. O método de otimização usado neste trabalho é o Adjoint, que realiza uma análise de sensibilidade da superfície do veículo e uma reestruturação das malhas superficiais e volumétricas. O estudo é feito usando simulações CFD para reduzir o arrasto aerodinâmico de um veículo Hatchback atual de produção, que foi previamente validado e correlacionado em um teste de túnel de vento. Primeiramente, o método de otimização é utilizado para melhorar a superfície do retrovisor a fim de reduzir a força de arrasto. Os resultados mostram que o coeficiente de arrasto do veículo é reduzido em 0.008. Este trabalho demonstra o potencial das técnicas de otimização, que podem ser aplicadas em estágios iniciais do projeto e em diversas superfícies do veículo.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP161

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Como citar:

Buscariolo, Filipe Fabian; Maruyama, Flavio; Alves, Julio Cesar Lelis; Volpe, Leonardo D.; Magazoni, Felipe; "AVALIAÇÃO AERODINÂMICA DO RETROVISOR DE UM VEÍCULO HATCHBACK USANDO O MÉTODO ADJOINT DE OTIMIZAÇÃO", p. 270-282 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP161

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