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AVALIAC¸ÃO DE PROJETOS EM FEIRAS CIENTÍFICAS ESTUDANTIS COMBINANDO VALUE-FOCUSED THINKING E ANALYTIC HIERARCHY PROCESS

AVALIAC¸ÃO DE PROJETOS EM FEIRAS CIENTÍFICAS ESTUDANTIS COMBINANDO VALUE-FOCUSED THINKING E ANALYTIC HIERARCHY PROCESS

Françozo, Rafael Verão ; Silva, Amanda Cecília Simões da ; Belderrain, Mischel Carmen N. ;

Artigo Completo:

Feiras estudantis são bastante populares e um dos principais eventos realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação dos projetos das feiras estudantis no âmbito do IFMS considerando aspectos subjetivos no julgamento dos avaliadores. Para este propósito foi adotada uma abordagem envolvendo Value-Focused Thinking (VFT) para identificação dos objetivos e crit´erios e Analytic Hierarchy Process (AHP) para avaliação. Os resultados indicam julgamentos mais consistentes considerando a subjetividade dos avaliadores com relação aos critérios. A abordagem proposta envolvendo VFT e AHP contribuiu com a definição dos critérios a serem avaliados assim como o grau de importância de cada critério para a avaliação geral dos projetos.

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Feiras estudantis são bastante populares e um dos principais eventos realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação dos projetos das feiras estudantis no âmbito do IFMS considerando aspectos subjetivos no julgamento dos avaliadores. Para este propósito foi adotada uma abordagem envolvendo Value-Focused Thinking (VFT) para identificação dos objetivos e crit´erios e Analytic Hierarchy Process (AHP) para avaliação. Os resultados indicam julgamentos mais consistentes considerando a subjetividade dos avaliadores com relação aos critérios. A abordagem proposta envolvendo VFT e AHP contribuiu com a definição dos critérios a serem avaliados assim como o grau de importância de cada critério para a avaliação geral dos projetos.

Palavras-chave: Problema de Decis˜ao Multicrit´erio, VFT, AHP, Ratings, Projetos.,

Palavras-chave: Problema de Decis˜ao Multicrit´erio, VFT, AHP, Ratings, Projetos.,

DOI: 10.5151/spolm2019-066

Referências bibliográficas
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Como citar:

Françozo, Rafael Verão; Silva, Amanda Cecília Simões da; Belderrain, Mischel Carmen N.; "AVALIAC¸ÃO DE PROJETOS EM FEIRAS CIENTÍFICAS ESTUDANTIS COMBINANDO VALUE-FOCUSED THINKING E ANALYTIC HIERARCHY PROCESS", p. 917-933 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-066

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