Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Avaliação da plataforma Google Classroom por usuários adultos com baixo nível de alfabetização digital

Evaluation of the Google Classroom platform by adult users with a low level of digital literacy

Ribeiro, Magna Carla Carvalho ; Ishitani, Lucila ; , ;

Artigo:

Plataformas educacionais on-line são utilizadas por milhões de pessoas. Dentre essas plataformas, há opções gratuitas, como a plataforma Google Classroom estudada neste artigo. Este trabalho visou identificar as possíveis falhas de comunicação que alunos adultos com baixo nível de alfabetização digital podem encontrar ao utilizar a plataforma Google Classroom e analisar necessidades específicas desses usuários. Para isso, foi realizado um teste de uso da citada plataforma, com seis alunos, sendo que três não possuíam conhecimento prévio da mesma e três já tinham um pouco de experiência de uso da plataforma. Foi adotado o Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC) para identificar rupturas de comunicação durante o uso da plataforma pelos participantes. Foram identificadas 157 etiquetas, ou rupturas de comunicação, nas interações de participantes que nunca tinham utilizado a plataforma, e 86 etiquetas nas interações dos que já tinham um conhecimento prévio da plataforma. Esses resultados indicam a necessidade de melhor adequação de plataformas digitais ao público adulto com baixo nível de alfabetização digital, para que ele também possa usufruir de recursos educacionais digitais.

Artigo:

Millions of people use online educational platforms. There are free options, such as Google Classroom, the platform studied in this article. This work aims to identify possible communication failures that adult students with low levels of digital literacy may encounter when using the Google Classroom platform and analyze the specific needs of these users. For this, we tested the use of the Google Classroom platform with six adult students, three of whom had no prior experience, and the other three already had some experience using the platform. The Communicability Evaluation Method (CEM) was adopted to identify communication breakdowns during interaction with the Google Classroom platform. We identified 157 tags or communication breakdowns in the interactions of participants who had never used the platform and 86 tags in those of whom already knew it. These results indicate the need to better adapt digital platforms to the adult public with a low level of digital literacy so that they can also benefit from digital educational resources.

Palavras-chave: MAC; Google Classroom; comunicabilidade; usuário adulto,

Palavras-chave: CEM; Google Classroom; communicability; adult user,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-79

Referências bibliográficas
  • [1] "BARBOSA, Simone D. et al. Interação humano-computador e experiência do usuário. 202 ISBN: 978-65-00-19677- Autopublicação em http://leanpub.com/ihc-ux.
  • [2] FREITAS, Rejane Cunha; DUTRA, Marlene de Alencar. Usabilidade e interatividade em sistemas WEB para cursos online. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 17, n. 2, 2009. p. 48-58.
  • [3] IFTAKHAR, Shampa. Google classroom: what works and how. Journal of Education and Social Sciences, v. 3, n. 1, 2016. p. 12-18.
  • [4] LEITÃO, Carla Faria; SILVEIRA, Milene Selbach; SOUZA, Clarisse Sieckenius de. Uma introdução à engenharia semiótica: conceitos e métodos. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 13, Manaus, Brasil, 8 a 11 out. 2013. Anais do XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 356-358.
  • [5] MARTINS, Marcos Francisco. Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão? Campinas: Autores Associados, 2000.
  • [6] PEDERSEN, Alex Young; NØRGAARD, Rikke Toft; KÖPPE, Christian. Patterns of inclusion: Fostering digital citizenship through hybrid education. Journal of Educational Technology & Society, v. 21, n. 1, 2018. p. 225-23
  • [7] PENTERICH, Eduardo. Ambientes virtuais de aprendizagem. Sala de Aula e Tecnologias. São Paulo: Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2005.
  • [8] PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da aprendizagem em EaD. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15809. Acesso em: 10 mar. 2023.
  • [9] PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
  • [10] PRATES, Raquel Oliveira; BARBOSA, Simone Diniz Junqueira. Introdução à teoria e prática da interação humano computador fundamentada na engenharia semiótica. In: T. KOWALTOWSKI, T.; BREITMAN, K. K. (Org.). Atualizações em Informática 2007. Porto Alegre: Editora PUC-Rio, 2007. p. 263-326. Disponível em: https://www-di.inf.puc-rio.br/~simone/files/JAI2007_PratesBarbosa_final_s.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
  • [11] QUINTANA, Chris; FISHMAN, B. Supporting science learning and teaching with software-based scaffolding. American Educational Research Association (AERA), 2006. p. 7-
  • [12] SOUZA, Clarisse Sieckenius de et al. Projeto de Interfaces de Usuário: perspectivas cognitivas e semióticas. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 19, Rio de Janeiro, 1999. Anais das Jornadas de Atualização em Informática. Rio de Janeiro: EntreLugar, 1999. p. 420-470. Disponível em: https://www-di.inf.puc-rio.br/~clarisse/docs/JAI_Apostila1999.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
  • [13] UMAMAH, N. et al. Google classroom: as a media of learning history. In: IOP conference series: Earth and environmental science. IOP Publishing, 2019. v. 243. doi:10.1088/1755-1315/243/1/012156. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/243/1/012156/pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
  • [14] VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Educação a Distância e Tecnologias: conceitos, termos e um pouco de história. Revista Magistro, v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/1197. Acesso em: 10 mar. 2023."
Como citar:

Ribeiro, Magna Carla Carvalho; Ishitani, Lucila; , ; "Avaliação da plataforma Google Classroom por usuários adultos com baixo nível de alfabetização digital", p. 1216-1228 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-79

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações