Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

AUTISMO e CONFORTO AMBIENTAL

AUTISM AND ENVIRONMENTAL COMFORT

Troncoso, Marcia ; Cavalcante, Neusa ;

Artigo Completo:

O presente artigo trata de chamar a atenção para as necessidades dos autistas, no que se refere à sua relação com o ambiente construído. Apoiado em depoimentos de especialistas, familiares e dos próprios portadores desse especial transtorno e acreditando que a arquitetura e o urbanismo podem contribuir para a adaptação e o desenvolvimento desses indivíduos especiais, busca-se refletir sobre quais diretrizes devem orientar projetos de espaços ao ar livre mais adaptados e inclusivos. Entendendo que as necessidades dos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolvem, sobretudo, questões de caráter sensorial, admite-se que as soluções destas dizem respeito também ao campo da ergonomia e do conforto ambiental, vistos aqui sob uma ótica ampliada.

Artigo Completo:

This article intends to draws attention to the needs of autistic individuals, in relation to their relationship with the built environment. Supported by testimonials from experts, family members and those who present this particular disorder, and believing that architecture and urbanism can contribute to adaptation and development of these special individuals, we seek to reflect about what guidelines that should orient projects for more adapted and inclusive outdoor spaces. Understanding that the needs of patients with Autistic Spectrum Disorders (ASD) involve, above all, questions of a sensorial nature, it is admitted that their solutions also concern field of ergonomics and environmental comfort, seen here in a broader perspective.

Palavras-chave: Autismo; Percepção sensorial; Conforto Ambiental,

Palavras-chave: Autism; Sensory perception; Environmental Comfort,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0141

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAHÃO, Julia [et alli.]. Introdução à ergonomia: da prática à teoria. São Paulo: Blucher, 2009.
  • [2] BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • [3] BATISTAS, Jairo. A imagem de Brasília nas crianças. Dissertação de mestrado. Brasília: UnB, 200
  • [4] BERMAN, Tali F.; RAPPAPORT, Abby. Brincar para crescer: 201 atividades projetadas para ajudar crianças especiais a desenvolver habilidades sociais fundamentais. Tubarão: Copiart, 2010.
  • [5] FONSECA, Maria Elisa Granchi. Vejo e aprendo: fundamentos do Programa TEACCH. Ribeirão Preto: Book Toy, 2014.
  • [6] GRANDIN, TEMPLE. O mundo necessita de todos os tipos de mentes. Entrevista TED, 2010. https://www.ted.com/talks/temple_grandin_the_world_needs_all_kinds_of_minds/transcript?language=pt-br
  • [7] GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista: pensando através do espectro. Rio de Janeiro: Record 2016.
  • [8] HUIZINGA, Johan (1938). Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • [9] LEBOYER, Marion. Autismo infantil. Fatos e modelos. Campinas: Papirus, 2005.
  • [10] MOSTAFA, Magda. An architecture for autism: concepts of design intervention for the autistic user. Archnet-IJAR. International Journal of Architectural Research, vol. 2, issue 1, março 2008. http://www.archnetijar.net/index.php/IJAR/article/viewFile/182/246
  • [11] ___________ . An architecture for autism: application of the autism aspects design index to home environment. The International Journal of the Constructed Environment, vol. 20, 2014. Illinois: Common Ground Publishing. https://www.researchgate.net/publication/285345382_An_Architecture_for_Autism_Application_of_the_Autism_ASPECTS_Design_Index_to_Home_Environments
  • [12] OUDENAMPSEN, Merijn. A cidade como playground. Belo Horizonte: Revista Piseagrama nº. 03, 2009.
  • [13] PALLASMAA, Juhani. As mãos inteligentes: a sabedoria existencial e corporalizada na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 20
  • [14] ROSA, Marcos. Revisitando os playgrounds de Aldo van Eyck, 1947- 2011. Vitruvius. 074.02 ano 07, abr. 2013. http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/07.074/4707
  • [15] SANS, Paulo de Tarso Cheida. Pedagogia do desenho infantil. São Paulo: Alínea, 2007.
  • [16] SHERMER, Michael. The believing brain: from ghosts and gods to politics and conspiracies---how we construct beliefs and reinforce them as truths. New York: Times Books, 2011.
  • [17] TUAN, Yi-Fu (1977). Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
  • [18] VASCONCELLOS, Marina da C. M. Quando a Psicoterapia Trava. São Paulo: Summus, 2007.
  • [19] WILLIAMS, Chris. Convivendo com autismo e síndrome de Asperger: estratégias práticas para pais e profissionais. São Paulo: M. Books, 2008.
  • [20] WILLIAMS, Donna. Meu mundo misterioso: testemunho excepcional de uma jovem autista. Brasília: Thesaurus, 2012.
  • [21] WORRINGER, Wilhelm. Abstracción y naturaleza. México: Fondo de Cultura Económica, 1953.
Como citar:

Troncoso, Marcia; Cavalcante, Neusa; "AUTISMO e CONFORTO AMBIENTAL", p. 1425-1434 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0141

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações