Protótipos - Open Access.

Idioma principal

ASTRONOMIA NÁUTICA EM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Silva, Marília Gabriella Lima Lira da ; Baptista, Turla Angela Alquete de Arreguy ;

Protótipos:

A expansão da utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), sobretudo entre os jovens, pode auxiliar positivamente no processo educacional, visto que gera maior interesse e, consequentemente, maior motivação para o estudo. Outrossim, a astronomia, a mais antiga das ciências, é importante porta de entrada para o mundo científico, uma vez que os temas relacionados a ela sempre despertam interesse e podem facilitar o entendimento de outras ciências como matemática, física e química. Assim, com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos científicos, este trabalho buscou articular interdisciplinarmente o conteúdo de astronomia com as disciplinas de ciências abordadas no ensino médio em uma aplicação educativa para dispositivos móveis (tablets). Para alcançar o objetivo acima apresentado utilizou-se a Teoria da Atividade de Leontiev (1978) e o método Projeto E de Meurer e Szabluk (2008), ambos aplicados para a construção da interface gráfica e projetação do aplicativo. Assim, este estudo visa contribuir para a consolidação da conexão existente entre tecnologia e educação, a partir da uma abordagem interdisciplinar dos conhecimentos sobre Astronomia.

Protótipos:

Palavras-chave: Educação; Tecnologia; Astronomia; TICs; Design Gráfico,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0466

Referências bibliográficas
  • [1] ALQUETE, Turla. Aprendizagem mediada por artefatos impressos e digitais móveis: um estudo comparativo para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais. Dissertação (Mestrado). 2014. 205 f. Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Design.
  • [2] BATISTA, Silvia Cristina. Mobile learning: reflexões sobre o tema. Anais do 7º Congresso Integrado de Tecnologia da Informação. Trabalhos Completos.
  • [3] COELHO, Luis Antônio. Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/ Novas Idéiais, 2008.
  • [4] COUTINHO, Solange G.; LOPES, Maria Teresa. Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: Braga, Marcos da Costa. (Org.). O Papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional.1ed. São Paulo: Editora SENAC, 2011, v. 1, p. 137-162.
  • [5] DANHONHI NEVES, Marcos Cesar; ARGUELLO, Carlos. Astronomia de régua e compasso: de Kepler a Ptolomeu. Campinas, São Paulo: Papirus, 1986.
  • [6] ENGESTRÖM, Yrjö. Activity theory and individual and social transformation. In: Engeström, Y; Miettinen, R; Punamäki, r-l (Orgs.). Perspectives on activity theory. New York: Cambridge University Press, 1999.
  • [7] GONZALEZ, Encarnación et al. A Astronomia como ferramenta motivadora no ensino das ciências. In:Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
  • [8] LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia no Brasil: alguns recortes. Simpósio Nacional de Ensino de Física, v. 18, 2009.
  • [9] LEONTIEV, Alexei et. al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4ed. São Paulo: Centauro, 2012.
  • [10] MEURER, Heli. Projeto E: Metodologia Projetual como Modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos. Disponível em: . Acesso em: 12.01.2015.
  • [11] NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos, Brasília: Liber Livro, 2009.
  • [12] OLIVEIRA, Raquel et. al. O Design da Informação, Instrucional e de Interação sob uma perspectiva de uso em Artefatos Digitais de Aprendizagem. RRS 6th Information Design International Conference, 6th CIDI, 2013.
  • [13] PIRES MIGUENS, Altineu. Navegação: A Ciência e a Arte - Volume I, II e III. 1 ed. Rio de Janeiro: DHN, 1999.
  • [14] PORTUGAL, Cristina. Design, Educação e Tecnologia. Rio de Janeiro:Rio Books,2013.
  • [15] SANTA ROSA, J.; MORAES, M. Avaliação e projeto no design de interfaces. Rio de Janeiro: 2AB, 2008.
Como citar:

Silva, Marília Gabriella Lima Lira da; Baptista, Turla Angela Alquete de Arreguy ; "ASTRONOMIA NÁUTICA EM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS", p. 5439-5449 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0466

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações