Artigo - Open Access.

Idioma principal

ASSOCIAÇÃO DO TEMPO SEDENTÁRIO E INTENSIDADE DE ATIVIDADE FÍSICA, MEDIDOS OBJETIVAMENTE, COM VARIÁVEIS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ADOLESCENTES DE OITO PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

ASSOCIAÇÃO DO TEMPO SEDENTÁRIO E INTENSIDADE DE ATIVIDADE FÍSICA, MEDIDOS OBJETIVAMENTE, COM VARIÁVEIS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ADOLESCENTES DE OITO PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Ferrari, Gerson Luis de Moraes ; Kovalskys, Irina ; Mello, Aline Veroneze de ; Previdelli, Agatha Nogueira ; Solé, Dirceu ; Fisberg, Mauro ;

Artigo:

Justificativa

.

 

Objetivo(s)

O estudo investigou a associação independente do tempo sedentário(TS) e atividade física de moderada a vigorosa (AFMV), medidos de formaobjetiva, com variáveis da composição corporal em adolescentes de oito paísesda América Latina.

 

Método(s)

A amostra foi composta por 1223 adolescentes participantes doEstudio Latinoamericano de Nutrición y Salud realizado em oito países daAmérica Latina: Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Costa Rica, Ecuador, Peru,and Venezuela. Os adolescentes usaram acelerômetro Actigraph GT3X paramonitorar objetivamente o TS e AFMV. Analisamos o índice de massa corporal(IMC), circunferência da cintura (CC) e do pescoço (CP). Realizamos modelosmultiníveis de regressão linear, incluindo país e região como efeitosaleatórios. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (31670314.8.0000.5567).

 

Resultado(s)

A média de idade foi 17,06 anos. Não encontramos diferençasignificativa entre os sexos para atividade física leve. Os meninos acumularam(min/dia) significativamente mais atividade física moderada (AFM; 48,74 versus27,83), vigorosa (AFV; 1,85 versus 0,44), e AFMV (50,59 versus 28,28) do que asmeninas. As meninas gastaram mais min/dia em TS do que os meninos (611,55versus 606,61). Baseado no IMC, Chile e Costa Rica possuem os maiores valoresde prevalência de excesso de peso e obesidade (35,3% e 32,2%). Em ambos ossexos juntos, foi encontrado associação positiva entre TS com IMC e CC. AFM,AFV e AFMV foram negativamente associadas com IMC e CC. Nos meninos, foiencontrado associação negativa da AFM, AFV e AFMV com IMC e CC. Já nas meninas,somente TS foi positivamente associado com IMC e CC. Somente AFV foinegativamente associado com CP em ambos os sexos juntos (&#946;-.102; p<.001) e nos meninos (&#946;-.112;p<.001).

 

Conclusão (ões)

AFMVmas especialmente AFV foi associado com IMC e CC, independente do TS. TS foiassociado com IMC e CC quando ajustado para AFMV em ambos os sexos e nasmeninas.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-20

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Ferrari, Gerson Luis de Moraes ; Kovalskys, Irina ; Mello, Aline Veroneze de ; Previdelli, Agatha Nogueira ; Solé, Dirceu ; Fisberg, Mauro ; "ASSOCIAÇÃO DO TEMPO SEDENTÁRIO E INTENSIDADE DE ATIVIDADE FÍSICA, MEDIDOS OBJETIVAMENTE, COM VARIÁVEIS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ADOLESCENTES DE OITO PAÍSES DA AMÉRICA LATINA", p. 39-40 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-20

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações