Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aspectos locais por meio do Design Gráfico: Identidade Visual para a 1ª Feira da Cadeia Produtiva do Açaí de Igarapé-Miri (PA)

Local aspects through Graphic Design: Visual Identity for the 1st Fair on Açaí Productive Chain of Igarapé-Miri (PA)

VALENTE, Paulo Juan ;

Artigo:

Este artigo apresenta as fases do desenvolvimento da identidade visual para a 1ª Feira da Cadeia Produtiva do Açaí do município de Igarapé-Miri, localizado no estado do Pará. A identidade visual foi criada com base nas discussões teóricas acerca as relações entre Design e cultura, e como a prática do Design contribui para a comunicação e valorização de aspectos característicos de um local, além das informações levantadas sobre Igarapé-Miri e a sua produção e cultura do açaí, um fruto regional. A metodologia projetual aplicada para criação da solução de identidade visual foi composta pelas fases de problematização, concepção e especificação, adaptadas conforme as particularidades do projeto. Como resultados, este trabalho apresenta proposta que sintetiza questões da localidade e do seu produto, além de suscitar a reflexão acerca da especialidade do Design Gráfico também voltado à valorização cultural.

Artigo:

This article presents the development phases of visual identity for the 1st Fair on Açaí Productive Chain in the county of Igarapé-Miri, located in the state of Pará. The visual identity was created based on theoretical discussions about the relation between Design and Culture, and how Design practice contributes to communication and appreciation of characteristic aspects of a place, in addition, the information gathered about Igarapé-Miri and its production and culture of açaí, a regional fruit. The design methodology applied to create the visual identity solution was comprised of problematization, conception and specification, adapted according to particularities of the project. As a result, this work presents a proposal that synthesizes issues of the locality and its product, in addition to think on Graphic Design also focused on cultural valorization.

Palavras-chave: Design gráfico; Identidade visual; Açaí.,

Palavras-chave: Graphic Design; Visual Identity; Açaí.,

DOI: 10.5151/ped2022-2249650

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2ª ed. Trad. Itiro Iida. São Paulo: Blucher, 2000.
  • [2] BENATTI, José Heder. Várzea e as populações tradicionais: a tentativa de implementar Políticas Públicas em uma região ecologicamente instável. In: ALVES, Fábio. A função socioambiental do patrimônio da União na Amazônia. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2016.
  • [3] BONSIEPE, Gui. Identidade e contra-identidade do Design. In: MORAES, Dijon de; KRUCKEN, Lia; REYES, Paulo. (Orgs.). Cadernos de estudos avançados em Design – Identidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora da Universidade Estadual de Minas Gerais – EdUEMG, 2016. p. 63-74.
  • [4] CAMEIRA, Sandra Ribeiro. O branding e a metodologia de sistemas de identidade visual. 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • [5] CELASCHI, Flaviano. Design e identidade: incentivo para o design contemporâneo. In: MORAES, Dijon de; KRUCKEN, Lia; REYES, Paulo. (Orgs.). Cadernos de estudos avançados em Design – Identidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora da Universidade Estadual de Minas Gerais – EdUEMG, 2016. p. 49-61.
  • [6] COELHO JUNIOR, Francisco de Paulo; SILVA, Fábio Carlos da. Ag no APL do açaí no Município de Igarapé-Miri e sua implicação para o desenvolvimento local. Desenvolvimento em Questão, São Paulo, v. 19, n. 54, p. 234-249, 2021.
  • [7] CORRÊA, Rosivanderson Baia. Território e desenvolvimento: análise da produção de açaí na região Tocantina (PA). 201 Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Presidente Prudente – São Paulo.
  • [8] FRANCA, Ludmila. Breve reflexão sobre a relação entre cultura e história. Instituto Norberto Bobbio, 2011. Disponível em: Acesso em: 16 nov. 2021.
  • [9] FREITAS, Tatiana Pará Monteiro de; REIS, Adebaro Alves dos. Geomarketing da rota do açaí do Município de Igarapé–Miri/PA, Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 7, p. 75603-75619, 2021.
  • [10] FONSECA, Maria de Jesus da Conceição Ferreira. Rede de saberes em Educação Ambiental: a experiência do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas sociais – NECAPS. Ambiente e Educação, v. 14, n. 2, p. 93-99, 2009.
  • [11] KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [12] LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.
  • [13] MATOS, Carla da Silva. Manejo de Açaizais Nativos: Tecnologia Social para elevação da produtividade de açaí (Euterpe Oleraceae Mart.) nas comunidades ribeirinhas do município de Igarapé-Miri, Pará. Anais do XI Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, v. 11, n. 1, p. 01-11, 2014.
  • [14] MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa Editora, 2011.
  • [15] MORAES, Dijon de. Metaprojeto: O Design do Design. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [16] NIEMEYER, Lucy. Elementos de Semiótica aplicados ao Design. 2ª ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
  • [17] ONO, Maristela Mitsuko. Design, Cultura e Identidade no contexto da globalização. Revista Design em Foco, Salvador (BA), v. 1, n. 1, p. 53-66, 2004.
  • [18] PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 3ª ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
  • [19] REIS, Adebaro Alves dos. Estratégias de desenvolvimento local sustentável da pequena produção familiar na várzea do município de Igarapé-Miri (PA). 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém – PA.
  • [20] RUWER, Carolina. Primeiros erros e qual a diferença entre leiturabilidade e legibilidade. Conteúdo e Design editoriais, 20 Disponível em: Acesso em: 14 abril 2022.
  • [21] SAIKALY, Fatima; KRUCKEN, Lia. Design de plataformas para valorizar identidades e produtos locais. In: MORAES, Dijon de; KRUCKEN, Lia; REYES, Paulo. (Orgs.). Cadernos de estudos avançados em Design – Identidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora da Universidade Estadual de Minas Gerais – EdUEMG, 2016. p. 35-47.
  • [22] SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 16ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
  • [23] SCHNEIDER, Beat. Design – uma introdução: o Design no contexto cultural, social e econômico. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [24] SILVA, Bruno da; AMORIM, Tanielle Santos. A produção, venda e renda do açaí: um estudo no município de Igarapé-Miri /PA. VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária, Curitiba, p. 01-12, 2017.
  • [25] STRUNCK, Gilberto Luiz. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
Como citar:

VALENTE, Paulo Juan; "Aspectos locais por meio do Design Gráfico: Identidade Visual para a 1ª Feira da Cadeia Produtiva do Açaí de Igarapé-Miri (PA)", p. 6200-6217 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2249650

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações