Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aspectos de uma linguagem do Design em metáforas de produto

Metaphors: revealing a language of Design in products

SOARES, João Roberto dos Santos ;

Artigo:

Compreendendo os produtos e artefatos como parte de um sistema de significações analisadas dentro do campo da Semiótica, este artigo pretende contribuir com a pavimentação da via de raciocínio epistemológico para o Design, ao tomá-lo como Linguagem. Discute-se neste trabalho além da aplicação da teoria Semiótica, as possibilidades de uso da Metáfora no projeto de produtos. Os objetivos foram propor relações teóricas entre a Linguística e o Design, construir analogias que permitissem dar nova luz a aspectos comunicativos próprios do Design, e esclarecer as várias maneiras pelas quais uma metáfora de produto pode ser projetada. Embora essas classificações feitas enfatizem o enorme potencial das metáforas, também descrevemos os riscos e as armadilhas associadas ao seu uso. Com esse esclarecimento, pretendeu-se conscientizar designers sobre as possibilidades comunicativas das metáforas e ampliar as discussões teóricas do Design enquanto Linguagem.

Artigo:

Understanding the products and artifacts as part of a system of meanings analyzed within the field of Semiotics, this article intends to contribute to the paving of the epistemological reasoning pathway for Design, by taking it as Language. This paper is discussed in addition to the application of semiotic theory, the possibilities of using metaphor in product design. The objectives were (1) to propose theoretical relationships between Linguistics and Design, (2) to build analogies that would allow giving new light to communicative aspects of Design, and (3) to clarify the various ways in which a product metaphor can be designed. While these classifications emphasize the enormous potential of metaphors, we also describe the risks and pitfalls associated with their use. With this clarification, it was intended to raise designers' awareness about the communicative possibilities of metaphors and expand the theoretical discussions of Design as Language.

Palavras-chave: metáfora; linguagem; semiótica; design; epistemologia.,

Palavras-chave: metaphor; language; design; epistemology.,

DOI: 10.5151/ped2022-3528642

Referências bibliográficas
  • [1] BARTHES, R. O grau zero da escritura. Tradução de Anne Arnichand e Álvaro Lorencini. São Paulo: Cultrix, 2003.
  • [2] BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. Tradução Zulmira Ribeiro Tavares. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 201
  • [3] BRAIDA, F.; NOJIMA, V.L. Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.
  • [4] BRAIDA, F. Design como forma simbólica e como fenômeno de linguagem: uma conceituação possível. Disponível em: . Acessado em 14/02/2017.
  • [5] COUTO, R. M. S. et al. Gustavo Amarante Bomfim: uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.
  • [6] DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • [7] ECO, U. O signo. 6ª reimpressão. Lisboa, Portugal: Editorial Presença, 2004.
  • [8] ECO, U. A estrutura ausente. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
  • [9] FERRARA, L. D’A. Design em espaços. São Paulo: Edições Rosari, 2002.
  • [10] HEKKERT, P; NAZH, C. Handle with care!. Design Studies. Vol.40. Setembro, 2015. 196-217.
  • [11] JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 9.ed. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.
  • [12] JULIANO, A. C. M. Figuras de Linguagem no Discurso Publicitário: Análise de Anúncios em Revistas. 2005. 132f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo, Universidade de Marília, Marília/SP.
  • [13] NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
  • [14] NOJIMA, V. L. M. dos S. Os estudos das linguagens como apoio aos processos metodológicos do Design. In: COELHO, L A. (org.). Design método. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis: Novas Ideias, 2006. p.123-134.
  • [15] OLIVERAS, E. La metafora en el arte. Buenos Aires: Almagest, 1993.
  • [16] PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977.
  • [17] SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. 2ª reimp. São Paulo: Hacker Editores, 2006.
  • [18] ________. Semiótica aplicada. 2ª reimp. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
  • [19] SANTAELLA, L; NÖTH, W. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
  • [20] SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1973.
  • [21] SOARES, J.R.S. Uma linguagem do Design e as metáforas de produto: pequenas contribuições. In Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista, v. 7 n. 1, jun. 2019. Acesso em 02/02/2022.
  • [22] TAVARES, H.U.C. Teoria literária. 11ª ed. Belo Horizonte: Vila Rica Editora, 1996.
  • [23] TRINGALI, D. Introdução à retórica: A retórica como crítica literária. São Paulo: Duas Cidades, 1988.
Como citar:

SOARES, João Roberto dos Santos; "Aspectos de uma linguagem do Design em metáforas de produto", p. 486-502 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3528642

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações