Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

“As Sereias da Ilha do Mel”: o design centrado no usuário para desenvolvimento de projeto gráfico de livro para apoio ao letramento de crianças surdas

"The Mermaids of the Ilha do Mel”: user-centred design to book’s graphic project development to support literacy of deaf children

Heleno, Letícia Lôndero; Reque, Marluce; Calomeno, Carolina; Bueno, Juliana;

Artigo completo:

Considerando a carência de materiais didáticos desenvolvidos para o público surdo, este artigo apresenta o processo de design de um livro infantilque tem como foco principal o incentivo ao letramento bilíngue de crianças surdas em contexto escolar, utilizando a Língua Brasileira de Sinais como apoio ao aprendizado da Língua Portuguesa escrita. O projeto foi desenvolvido sob a perspectiva do design centrado no usuário e, considerou aspectos lúdicos, interativos e valorização da cultura regional brasileira. Ao envolver os usuários, professores e alunos(as) surdos(as), o projeto do livro explorou ferramentas de apoio à aquisição da Língua Portuguesa utilizadas em sala de aula em uma escola para surdos paranaense. Como resultado do projeto, tem-se o livro impresso “As sereias da Ilha do Mel”, com textos compostos por um sistema de cores e atividades interativas que se relacionam ao conteúdo da história, a serem explorados pelo(a) professor(a) no decorrer do processo de letramento para crianças surdas.

Artigo completo:

Based on the lack of didactic material developed specifically for the deaf public, this article presents the design process of a children's book whose main focus is the encouragement of the bilingual literacy of deaf children in a school context, using the Brazilian Sign Language as support for learning the written Portuguese language. The project was developed from the perspective of user-centered design, while considering playful and interactive aspects and the valorization of Brazilian regional culture. By engaging users, teachers and deaf students, the book project explored tools, used in the classroom, to support the acquisition of the Portuguese language in a deaf's school in the state of Paraná. As a result of the project, there is the printed book "The Mermaids of the Ilha do Mel", with texts composed by a system of colors and interactive activities that relate to the content of the story, to be explored by the teacher, during the process of literacy for deaf children.

Palavras-chave: design centrado no usuário, criança surda, letramento,

Palavras-chave: user-centered design, deaf child, literacy,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0053

Referências bibliográficas
  • [1] Abramovich, F. (1989) Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione.
  • [2] Bueno, J. (2009) Requisitos para um ambiente de comunicaçãocomo ferramenta de apoio à alfabetização bilínguede crianças surdas. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Informática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
  • [3] Bueno, J. (2014) Pesquisa-ação na construção de insumosconceituais para um ambiente computacional de apoioao letramento bilíngue de crianças surdas. 199f. Tese(Doutorado) - Curso de Informática, Setor de Ciências Exatas,Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
  • [4] Cortes, C. L. N. (2014) Dificuldades de Aquisição da linguagem por crianças surdas filhas de pais ouvintes. Portal Educação. Disponível em: .
  • [5] Coutinho, S. G.; Silva, J. F. L. (2006)Linguagem Visual em livros didáticos infantis. 15° Encontro Nacional da ANPAP. Anais do 15° Encontro Nacional. Arte: limites e contaminações.Salvador..
  • [6] Garrett, J. J.(2011) The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. Nova York: AIGA.
  • [7] IFHAN (2009) Ilha do Mel: Eu vou lá eu! Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; org. livro HélinaSamyra de Souza Baumel, Juliano Martins Doberstein, Lia Marchi, Sonia de Oliveira. - Curitiba: Superintendência do Iphan no Paraná.
  • [8] Linden, S. V. der. (2011) Para ler o livro ilustrado. SãoPaulo: Cosac Naify.
  • [9] Mijksenaar, P. (1997) Visual function: an introduction to information design. Rotterdam: 010 Publishers.
  • [10] Munari, B. (2008) Das coisas nascem coisas. 2ed. São Paulo: Martins Fontes.
  • [11] Norman, D. (2013) The design of everyday things. Revised and expanded edition.Philadelphia:Perseus Books Group
  • [12] Peter, C. (2014) O uso das cores. Nova Iguaçu: Marsupial Editora.
  • [13] Spinilo, C. (2000). An analytical approach to procedural picyotial sequences. Tese (Doutorado). Reading, Grã-Bretanha: The University of Reading.
Como citar:

Heleno, Letícia Lôndero; Reque, Marluce; Calomeno, Carolina; Bueno, Juliana; "“As Sereias da Ilha do Mel”: o design centrado no usuário para desenvolvimento de projeto gráfico de livro para apoio ao letramento de crianças surdas", p. 2622-2632 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0053

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações