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As relações plásticas e narrativas em um livro infantil acessível a deficientes visuais: uma abordagem semiótica

The plastic and narrative relations in a children’s book accessible to the visually impaired: a semiotic approach

TAVARES, Carolina Savioli Marques; QUIQUIO, Rodrigo Lago; BOGO, Marc Barreto;

Artigo:

Considerando a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência visual desde a infância, o presente artigo vale-se do percurso gerativo de sentido da semiótica discursiva para entender a construção de sentido no livro infantil "Adélia Sonhadora", da Coleção Adélia, acessível a crianças com deficiência visual. Composto por diversas linguagens, como a verbal escrita, visual, tátil e olfativa, vê-se na semiótica uma oportunidade metodológica para analisar este material sincrético e contribuir para o desenvolvimento de futuros livros infantis acessíveis. Após a apresentação do objeto de estudo, é analisado o plano do conteúdo em seus três níveis (discursivo, narrativo e fundamental), encontrando a possível oposição semântica de /real/ versus /imaginário/, tanto na narrativa da personagem quanto no percurso feito pelo leitor. Também é estudado o plano da expressão do texto através da semiótica plástica, observando como suas categorias se relacionam com o plano do conteúdo.

Artigo:

Considering the importance of accessibility for people with visual impairments since childhood, this paper applies the generative process of meaning from the discursive semiotic to understand the construction of meaning in the children’s book “Adélia Sonhadora”, from the Collection Adélia, accessible to visually impaired children. Composed by several semiotic systems, such as verbal writing, visual, tactile and olfactory, the semiotics is a methodological opportunity to analyze this syncretic material and contribute to future accessible children's books. After the presentation of the object of study, the plan of content is analyzed by the three levels of its course (discursive, narrative and fundamental), discovering the possible semantic opposition /real/ versus /imaginary/, both in the narrative of the character and in the course made by the reader. The plan of expression is also analysed through the plastic semiotic, observing how its categories relate to the plan of content.

Palavras-chave: livro infantil; acessibilidade; semiótica discursiva; Adélia Sonhadora,

Palavras-chave: children’s book; accessibility; discursive semiotic; Adélia Sonhadora,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_08

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

TAVARES, Carolina Savioli Marques; QUIQUIO, Rodrigo Lago; BOGO, Marc Barreto; "As relações plásticas e narrativas em um livro infantil acessível a deficientes visuais: uma abordagem semiótica", p. 3770-3780 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_08

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