Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

As percepções dos designers profissionais sobre o ensino do método projetual na universidade

Silva, João Carlos Riccó Plácido da ; Friso, Valéria Ramos ; Paschoarelli, Luís Carlos ; Landim, Paula da Cruz ; Silva, José Carlos Plácido da ;

Artigo completo:

O presente artigodiscute o ensino da metodologia voltada para os cursos de design, especialmentede marcas gráficas. O objetivo da investigação foi estabelecer um paraleloentre os conceitos ensinados na Universidade e o entendimento de sua eficaciapor potenciais contratantes já estabelecidos no mercado. O levantamento dedados se deu a partir de uma entrevista com 10 profissionais do design demarcas e o levantamento e análise de duas matrizes curriculares deuniversidades na cidade de Bauru. As entrevistas foram feitas de formapresencial e direcionadas por um formulário com cinco perguntas essenciais. A pesquisa apontou para a importância dadapelo mercado aos profissionais que saibam trabalhar com metodologias, odescontentamento com a formação dos designers ingressantes no mercado e anecessidade de uma linearidade na abordagem das metodologias pelas matrizescurriculares.

Artigo completo:

Palavras-chave: Metodologia, mercado, profissional, ensino,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-057

Referências bibliográficas
  • [1] BOMFIM, G. A., ROSSI, L. M., NAGEL, K.-D. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ,1977. BONI V., QUARESMA S. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política a UFSC. Vol. 2 n°1 (3), 2005. BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Tradução de Mateus S. Soares. 3a edição Retropolis: Vozes, 1999.
Como citar:

Silva, João Carlos Riccó Plácido da; Friso, Valéria Ramos; Paschoarelli, Luís Carlos; Landim, Paula da Cruz; Silva, José Carlos Plácido da; "As percepções dos designers profissionais sobre o ensino do método projetual na universidade", p. 591-595 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-057

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações