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As noções de “desejo” e “necessidade” no design de moda e suas implicações na compreensão do design como produção social.

“Desire” and “necessity” in fashion design and their implications for understanding design as social production.

CIPINIUK, Alberto ; NOGUERA, Amanda Netto ;

Artigo:

De modo geral, os Pares do Campo do Design supõem que os artefatos de design de moda são produzidos conforme os "desejos" e "necessidades" dos consumidores, os quais costumam ser chamados "usuários". Nesse estudo, examinamos as noções de "desejo" e "necessidade", que são amplamente reproduzidas no Campo do Design de Moda, mas pouco analisadas criticamente. Para tal, realizamos uma investigação baseada na sociologia e na história do Design, a qual entendemos fazer parte, também, da história da sociedade. Com isso, foi possível verificar que essas noções se amparam em mitos muito conservadores, como a ideia da existência da distinção social. Daí, surgiria outro mito, o da importância de os designers de moda projetarem diferenciações de acordo com os "desejos" e as "necessidades". Todavia, constatamos que, na maioria dos casos, esses não são produzidos pelos próprios consumidores, mas pelo modo de produção capitalista.

Artigo:

In general, the Design field peers suppose that fashion design artifacts are created to satisfy the consumers’ “desires” and “necessities”, those consumers being called “users”. In the study, we analyzed the notions “desire” and “necessity”, largely employed in the Fashion Design field, yet little analyzed critically. For the fulfillment of that goal, we made an investigation based on Sociology and the History of Design, which we understand as being a part of the History of society. Given that basis, we realized those notions are supported by very conservative myths, like the one of the existence of social distinction. That would cause another myth to exist: that of the importance that the designers project differentiations according to the “desires” and “necessities”. In opposition to those myths, we have figured out that, in most cases, desi is not produced by consumers, rather by the capitalist mode of production.

Palavras-chave: Design; Design de moda; desejo e necessidade; produção social no design de moda,

Palavras-chave: Design; fashion design; desire and necessity; social production of fashion design,

DOI: 10.5151/ped2022-5936748

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Como citar:

CIPINIUK, Alberto; NOGUERA, Amanda Netto; "As noções de “desejo” e “necessidade” no design de moda e suas implicações na compreensão do design como produção social.", p. 455-470 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5936748

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