Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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AS INFLUÊNCIAS DO MARKETING PROMOCIONAL NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRAS DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA

AS INFLUÊNCIAS DO MARKETING PROMOCIONAL NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRAS DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA

Rangel, Raphaela Pereira; Olivares, Gustavo Lopes;

Artigo completo:

O mundo globalizado dos negócios tem como característica a pressão por mudanças. A cada instante surgem novos modelos e novas práticas de gestão que levam a organização a desenvolver habilidades, não só de reagir, mas sim de prever mudanças. Dentro dos processos organizacionais, o marketing desempenha um papel fundamental, permitindo o monitoramento do ambiente externo e disponibilizando um conjunto de ferramentas para que essas empresas formulem suas estratégias e alcancem seus objetivos. Uma dessas ferramentas é o monitoramento dos movimentos dos consumidores em termos de necessidades e desejos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar as influências das promoções sob a decisão de escolha do consumidor e se esse, configura-se como um recurso eficiente para a empresa acompanhar o dinamismo característico da contemporaneidade. Para esse fim, utilizou-se um questionário virtual disparado através do Google Forms, alcançando uma amostra de 37 participantes. Os dados foram tabulados pelo software de estatística SPSS e os resultados mostraram que, mais de 80% da amostra consome produtos influenciados por algum tipo de promoção. Dessa forma, a pesquisa contribuiu tanto para ratificar teorias de marketing, quanto para a melhoria das práticas de gestão.

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O mundo globalizado dos negócios tem como característica a pressão por mudanças. A cada instante surgem novos modelos e novas práticas de gestão que levam a organização a desenvolver habilidades, não só de reagir, mas sim de prever mudanças. Dentro dos processos organizacionais, o marketing desempenha um papel fundamental, permitindo o monitoramento do ambiente externo e disponibilizando um conjunto de ferramentas para que essas empresas formulem suas estratégias e alcancem seus objetivos. Uma dessas ferramentas é o monitoramento dos movimentos dos consumidores em termos de necessidades e desejos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar as influências das promoções sob a decisão de escolha do consumidor e se esse, configura-se como um recurso eficiente para a empresa acompanhar o dinamismo característico da contemporaneidade. Para esse fim, utilizou-se um questionário virtual disparado através do Google Forms, alcançando uma amostra de 37 participantes. Os dados foram tabulados pelo software de estatística SPSS e os resultados mostraram que, mais de 80% da amostra consome produtos influenciados por algum tipo de promoção. Dessa forma, a pesquisa contribuiu tanto para ratificar teorias de marketing, quanto para a melhoria das práticas de gestão.

Palavras-chave: Gestão, marketing promocional, comportamento do consumidor,

Palavras-chave: Gestão, marketing promocional, comportamento do consumidor,

DOI: 10.5151/viisimep-315741

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Como citar:

Rangel, Raphaela Pereira; Olivares, Gustavo Lopes; "AS INFLUÊNCIAS DO MARKETING PROMOCIONAL NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRAS DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA", p. 2090-2112 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315741

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