Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

As fronteiras entre design e arte: Aproximações entre os objetos ancestrais e os conectados em rede

The boundaries between design and art: Approximations between ancestral and networked objects

Tiane, Bianca; Sousa, Geraldo; Oliveira, Rebeca; Marinho, Claudia Teixeira;

Artigo completo:

Este artigo tem por objetivo contribuir com as discussões dentro do campo do design relacionados à arte e à tecnologia, com o uso de infografia como ferramenta de pesquisa e gestão de dados como metodologia de pesquisa em design. Apresenta-se os fundamentos da proposta de design de vestíveis que integram o projeto de pesquisa Corpecendo, cujo objetivo é relacionar os saberes da arte (dança/performance) e do design (de informação e de interface), abordando o vestir enquanto estratégia para criar “espacialidades in-comuns” no contexto das cidades contemporâneas. O projeto investe em uma continuidade entre corpo, objeto e espaço para pensar o vestir como uma ação que se opera no “entre” estas dimensões, a qual definimos pela rubrica “espacialidade in-comum”. A produção dos vestíveis, presente foco do artigo, fundamenta-se no conceito de tensegridade para propor uma metodologia projetual baseada nas propriedades do corpo e dos seus movimentos. Os vestíveis apresentados como resultado da pesquisa em design foram confeccionados com materiais que evocam texturas e qualidades da pele e dos espaços internos de alguns sistemas corporais, tais como os sistemas fascial e esquelético. O seu uso nas performances resulta em paisagens sonoras produzidas pelos movimentos e pelas tensões dos corpos, captados por sensores arduino, promovendo reflexões sobre os modos de construir espaços e sobre as dimensões que os constituem, sejam elas sensíveis, topológicas, históricas ou geográficas.

Artigo completo:

This article aims to contribute to discussions within the field of design related to art and technology, with the use of computer graphics as a tool for research and data management as a research methodology in design. Presents the fundamentals of the dress design proposal that are part of the Corpecendo research project, whose objective is to relate the knowledge of art (dance/performance) and design (information and interface) approaching dressing as a strategy to create "un-usual spatialities" in the context of contemporary cities. The project invests in a continuity between body, object and space to think of dressing as an action that operates in the "between" these dimensions, which we define by the rubric "un-usual spatiality". The production of wearables, the present focus of the article, is based on the concept of tensegrity to propose a design methodology based on the properties of the body and its movements. Dressings presented as a result of the design research were made with materials that evoke textures and qualities of the skin and the inner spaces of some body systems, such as the fascial and skeletal systems. Their use in the performances results in sound landscapes produced by the movements and the tensions of the bodies, captured by arduino sensors, promoting reflections on the ways of constructing spaces and on the dimensions that constitute them, be they sensitive, topological, historical or geographical.

Palavras-chave: performance, arte, interface, tecnologia,

Palavras-chave: performance, art, interface, technology,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-3.0382

Referências bibliográficas
  • [1] Caetano, P. Marinho, C. (2018). Corpecendo: vestir para criar espacialidades in-comuns. 15 p.
  • [2] Connelly R., Back, A. (1998). Mathematics and tensegrity. American Scientist, 86, pp. 142-151.
  • [3] Elia, M. F., Sampaio, F. F. (2001). Plataforma Interativa para Internet: Uma proposta de Pesquisa-ação à distância para professores. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pp. 102-109.
  • [4] Fuller, R. B. (1975). Synergetics: Explorations in the Geometry of Thinking. Estate of R. Buckminster Fuller: Macmillan Publishing Co. Inc.
  • [5] Latour, B. (2009). Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 2, 152 p.
  • [6] Lima, R. C. (2009). Análise da infografia jornalística. PPDESDI. 144 p.
Como citar:

Tiane, Bianca; Sousa, Geraldo; Oliveira, Rebeca; Marinho, Claudia Teixeira; "As fronteiras entre design e arte: Aproximações entre os objetos ancestrais e os conectados em rede", p. 1455-1462 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-3.0382

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações