Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AS ESTRUTURAS GEODÉSICAS DO ECOCAMP NA PATAGÔNIA: UM ESTUDO SOBRE SEUS ASPECTOS ERGONÔMICOS E SUSTENTÁVEIS

SOARES, Theska Laila de Freitas ; ARRUDA, Amilton José Vieira de ;

Artigo Completo:

Este trabalho se propõe a apresentar um estudo sobre os aspectos ergonômicos tais como percepção ambiental, acessibilidade e conforto térmico, dentre outros, do hotel EcoCamp na Patagônia relativos a análise do ambiente construído, porém, atentando também para os aspectos sustentáveis, por acreditar que há uma tendência/urgência no cenário atual em colocar em foco estas questões e creditá-las de igual importância, colaborando assim com os estudos da Ergonomia do Ambiente Construído que ainda oferece muitas oportunidades para se desenvolver, e também tornar mais conhecidas as estruturas geodésicas e suas vantagens num contexto de sustentabilidade.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-9039

Referências bibliográficas
  • [1] FORLANI. M.C. Materiali Strutture Forme. Alinea. Firenze, 1983.
  • [2] IIDA, Itiro. Ergonomia Projeto e Produção. ed. rev. e ampl. Edgard Blücher. São Paulo, 2005.
  • [3] LOTUFO, V. A.; LOPES, J. M. A. Geodésicas & Cia, 1ª ed., Projeto Editores Associados Ltda. São Paulo, 1981.
  • [4] PEARCE, P. Structure in Nature is a Strategy for Design. The MIT Press. Massachusetts, 1980.
  • [5] SOARES, T.L.F, et al. A Relação entre a Biomimética e a Geodésica de Buckminster Fuller no Planejamneto de Construções Sustentáveis. 7º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Maceió, 2016.
  • [6] VERSCHLEISSER, R. Aplicação de Estruturas de Bambu no Design de Objetos. Como Construir Objetos Leves, Resistentes, Ecológicos, e de Baixo Custo, Tese (Doutorado em Design), Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneirO. Rio de Janeiro, 2008.
  • [7] VILLAROUCO, Vilma. Construindo uma Metodologia de Avaliação Ergonômica do Ambiente - AVEA. Boletim da ABERGO-Associação Brasileira de Ergonomia. Ed. ABERGO: Recife, 2008.
Como citar:

SOARES, Theska Laila de Freitas; ARRUDA, Amilton José Vieira de; "AS ESTRUTURAS GEODÉSICAS DO ECOCAMP NA PATAGÔNIA: UM ESTUDO SOBRE SEUS ASPECTOS ERGONÔMICOS E SUSTENTÁVEIS", p. 216-227 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-9039

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações