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As Edtechs brasileiras e os sistemas inteligentes autônomos: Seus produtos pensam em Design Centrado no Ser Humano?

Brazilian Edtechs and Autonomous Intelligent Systems: do their products think about Human-Centered Design?

BOECHAT, Cid ; MONT’ALVÃO, Claudia ;

Artigo:

Tecnologias como Sistemas Tutores Inteligentes vem sendo cada vez mais desenvolvidas. E já se nota a tendência de calcá-las em Inteligência Artificial, Big Data, ferramentas preditivas e funções autônomas independentes dos seres humanos. Considerando que elas poderão ser usadas por jovens e crianças, quais são os desafios e questões de Design Centrado no Ser Humano nesse cenário? Este artigo apresenta uma pesquisa documental que busca levantar quais são as empresas nacionais desenvolvendo ferramentas educacionais inteligentes e/ou (semi) autônomas. Para isso, fez um levantamento no mapeamento anual das edtechs brasileiras e uma posterior busca em centenas de sites. Estando as empresas devidamente identificadas, posteriormente se buscará questioná-las: como encaram essas questões de Design? Os desafios sistêmicos são considerados? Autores defendem que essas tecnologias demandam uma nova forma de pensar a experiencia dos usuários.

Artigo:

Technologies such as Intelligent Tutoring Systems have been increasingly developed. And one can already see the tendency to base them on Artificial Intelligence, Big Data, predictive tools and autonomous functions. Considering that they can be used by young people and children, what are the challenges and questions of Human Centered Design in this scenario? Authors argue that these technologies demand a new way of thinking about user experience. This article presents a documentary research that seeks to identify which Brazilian companies are developing intelligent and/or (semi) autonomous educational tools. For this, it carried out a survey in the annual mapping of Brazilian edtechs and a subsequent search in hundreds of websites. Once the companies are properly identified, we will later seek to question them: how they face these design issues? Are systemic challenges being considered?

Palavras-chave: Edtech; Design Centrado no Ser Humano; Sistemas Tutores Inteligentes.,

Palavras-chave: Edtech; Human-Centered Design; Intelligent Tutoring Systems,

DOI: 10.5151/ped2022-7853394

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Como citar:

BOECHAT, Cid; MONT’ALVÃO, Claudia; "As Edtechs brasileiras e os sistemas inteligentes autônomos: Seus produtos pensam em Design Centrado no Ser Humano?", p. 3097-3116 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-7853394

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