artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

As edições especiais da coleção Biblioteca de Literatura Brasileira, publicadas pela Livraria Martins Editora

The special editions of the Brazilian Literature Library Collection, published by Livraria Martins Editora in the 1940s

NASTARI ZENI, Sílvia de Moraes; BRAGA, Marcos da Costa; , ;

artigo:

A Livraria Martins, pequena livraria especializada na importação de livros, na sua maioria exemplares raros, vindos da França, Inglaterra e Estados Unidos, começou suas atividades em 1937, em São Paulo. Após dois anos, José de Barros Martins inaugurou a Livraria Martins Editora e começou a editar seus próprios livros. Dentre as coleções da editora, a Biblioteca de Literatura Brasileira (1940-1950) se destacou por suas edições especiais, as quais se diferenciavam da tiragem em maior escala e eram destinadas a um público leitor específico: colecionadores, bibliófilos e leitores da elite social. A partir da análise gráfica das edições especiais da coleção e do contexto histórico-social em que foram publicadas na década de 1940, este trabalho tem como objetivo entender as motivações do editor em criar uma coleção para articular edições de luxo e edições comerciais do mesmo título como estratégia editorial e de comercialização dos livros.

artigo:

Livraria Martins, a bookstore specialized in importing books, mostly rare copies, from France, England and the United States, started its activities in 1937 in São Paulo. After two years, José de Barros Martins opened the Livraria Martins Editora (publishing house and bookstore) and began to edit his own books. Among its collections, the Biblioteca de Literatura Brasileira (Brazilian Literature Library), 1940-1950, stood out for its special editions, as they were different from the large scale printing and were targeted to a specific audience: collectors, bibliophiles and readers of the social elite. From the graphical analysis of the 1940 series, this work had the objective of understanding the editor’s motivation to put together deluxe and commercial editions with of luxury and commercial editions of the same title as editorial strategy and marketing of the books.

Palavras-chave: istória do design; projeto gráfico, memória gráfica,

Palavras-chave: design history; graphic design, brazilian graphic memory,

DOI: 10.5151/ped2018-1.3_ACO_09

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

NASTARI ZENI, Sílvia de Moraes; BRAGA, Marcos da Costa; , ; "As edições especiais da coleção Biblioteca de Literatura Brasileira, publicadas pela Livraria Martins Editora", p. 226-240 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-1.3_ACO_09

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações