Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
As contribuições da abordagem de design para o ensino de crianças autistas
The design approach contributions to the education of children with autism
Pacheco, Raquel P.; Silva, Tiago Barros Pontes e
Artigo Completo:
Este artigo busca discutir o panorama atual da educação inclusiva com alunos autistas no Brasil, apresentando os seus principais desafios. Além disso, pretende-se mostrar o desenvolvimento de modelos alternativos de aprendizagem com influências do pensamento de design, ampliando o foco da aquisição de conteúdos e apresentando algumas contribuições para a compreensão, avaliação e transformação do ambiente de ensino-aprendizagem, a partir de um enfoque inclusivo.
This article discusses the current situation of inclusive education with autistic students in Brazil, presenting its main challenges. In addition, it is intended to show the development of alternative models of learning with influences of design thinking, expanding the focus of content acquisition, with some contributions to understanding, evaluation and transformation of the teaching-learning environment from an inclusive approach.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_38
Referências bibliográficas
- [1] ALVES, R. 2001. A escola com a qual sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus.
- [2] BROWN, T. 2010. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier.
- [3] DINIZ, A. M.; DAMASCENO, A.; SILVA, A. 2015. Aprender a Aprender: Como o Design pode transformar a Escola, 2015. Disponível em Andlt;http://www.institutopeninsula.org.br/Andgt; acesso em 19 mar.
- [4] GILLESPIE-LYNCH, K., BROOKS, P.J., SHANE-SIMPSON, C., GAGGI, N.L., STURM, D., Andamp; PLOOG, B. 2015. Selecting Computer-Mediated Interventions to Support the Social and Emotional Development of Individuals with Autism Spectrum Disorder. In: SILTON, Nava R. Recent Advances in Assistive Technologies to Support Children with Developmental Disorders. Hershey: Igi Global. Cap. 7. p. 12-11.
- [5] GRANDIN, T. 2000. My Mind is a Web Browser: How People with Autism Think. Cerebrum: The Dana Forum On Brain Science, New York, v. 2, n. 1, p.14-22, dez. Disponível em Andlt; http://www.grandin.com/inc/mind.web.browser.htmlAndgt;. Acesso em: 11 abr. 2015.
- [6] GRATIOT-ALFANDÉRY, H. 2010. Henri Wallon. Recife: Editora Massangana. (Coleção Educadores). Disponível em: Andlt;http://www.dominiopublico.gov.brAndgt;. Acesso em: 22 mar. 2015.
- [7] IVIC, I. 2010. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Editora Massangana. (Coleção Educadores). Disponível em: Andlt;http://www.dominiopublico.gov.brAndgt;. Acesso em: 22 mar. 2015.
- [8] KLIN, A. 2006. Autismo e síndrome de Asperger : uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n. Supl I, p. 3–11.
- [9] LUENGO, F. C. 2010. A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infancia.São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica. 142 p. ISBN 978-85-7983-087-7
- [10] MELLO, A. M.; HO, H; DIAS, I.; ANDRADE, M. 2013. Retratos do autismo no Brasil. São Paulo, AMA.
- [11] MUNARI, A. 2010. Jean Piaget. Recife: Editora Massangana. (Coleção Educadores). Disponível em: Andlt;http://www.dominiopublico.gov.brAndgt;. Acesso em: 22 mar. 2015.
- [12] NEWMAN, D. 2010. The Design Squiggle. Disponível em Andlt;http://cargocollective.com/central/The-Design-SquiggleAndgt;. Acessado em: 13 jun. 2015.
- [13] PINHEIRO, T.; ALT, L. 2011. Design Thinking Brasil: Empatia, Colaboração e Experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier. Em parceria com Felipe Pontes.
- [14] PINHEIRO, T. 2014. The Service Startup: Design gets lean. Middletown: Hakaya, Altabooks And Createspace.
- [15] ROGERS, C. R. 1946. Significant Aspects of Client-Centered Therapy. American Psychologist, v. 1,p. 415–422.
- [16] SAFFER, D. 2010.Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices. 2. ed. Berkeley: New Riders.
- [17] STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. 2011. This is Service Design Thinking. Hoboken, New Jersey: John Wiley Andamp; Sons, Inc.
Como citar:
Pacheco, Raquel P.; Tiago Barros Pontes e Silva; "As contribuições da abordagem de design para o ensino de crianças autistas", p-1529-1533.
In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). <strong>Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]</strong>.
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_38
últimos 30 dias
160
downloads
1
visualizações
6
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - As contribuições da abordagem de design para o ensino de crianças autistas JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 2 SP - 1529 EP - 1533 PY - 2015 T2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-congic_38 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/as-contribuies-da-abordagem-de-design-para-o-ensino-de-crianas-autistas-20339 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Pacheco20144,
title="As contribuições da abordagem de design para o ensino de crianças autistas",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="2",
pages="1529 - 1533",
year="2015",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-congic_38",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/as-contribuies-da-abordagem-de-design-para-o-ensino-de-crianas-autistas-20339",
author="Raquel P. Pacheco", "Tiago Barros Pontes e Silva",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Raquel P. Pacheco, Tiago Barros Pontes e Silva, As contribuições da abordagem de design para o ensino de crianças autistas, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2015, Pages 1529-1533, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-congic_38 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/as-contribuies-da-abordagem-de-design-para-o-ensino-de-crianas-autistas-20339) Palavras-chave:: ;