Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

As características dos usuários do produto: uma ferramente para auxiliar na condução do envolvimento do usuário no PDP

Michelini, Gustavo ; Michelini, Gustavo ; Medeiros, João Vitor de ; Giovanni, Julia Inocenti di ; Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da ;

Artigo Completo:

O conhecimento sobre as características que os usuários devem conter para participar do desenvolvimento do produto, segundo Lettl (2007), é uma competência que a empresa precisa possuir para realizar o envolvimento efetivo dos usuários no PDP. Na literatura, existem diversos tipos de usuários desempenhando distintas funções no desenvolvimento do produto, o que dificulta o entendimento de qual usuário deve ser envolvido. Essa dificuldade é especialmente vista na indústria médica, na qual existe diferentes usuários, como médicos e técnicos de enfermagem, que utilizam tais produtos. Dessa forma, essa pesquisa buscou mapear as características que os usuários devem possuir para desempenhar essas distintas funções no PDP. Por exemplo, sendo o envolvimento do usuário do tipo “advanced user” ser recomendado para auxiliar na classificação e seleção das ideias, os usuários que forem desempenhar o papel de “classificar e selecionar ideias” deve ter a característica de possuir experiência de uso do produto. Como resultado, essa pesquisa identificou dez tipos e cinco características dos usuários. Esses resultados obtidos, apresentados nesse artigo, são resultados parciais de um projeto de pesquisa em andamento.

Artigo Completo:

Palavras-chave: envolvimento do usuário, tipos de usuários, pesquisa de marketing, PDP, gerenciamento de projetos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-085

Referências bibliográficas
  • [1] CHESBROUGH, H. W. The era of Open Innovation. MIT Sloan Management Review, p. 35–42, 2003.
  • [2] COOK, V. J. J.; MINDAK, W. A. A Search for Constants: The “Heavy User” Revisited! Journal of Consumer Marketing, v. 1, n. 4, p. 79–81, 1984.
  • [3] COOPER, R. G. Winning at New Products: Accelerating the Process from Idea to Launch. New York: Perseus Publishing, 2001.
  • [4] COOPER, R. G.; DREHER, A. Voice-of-customer methods: What is the best source of newproduct ideas? Marketing Management Magazine, n. Winter, p. 38–48, 2010.
  • [5] CRAWFORD, M.; DI BENEDETTO, A. New Products Management. New York: McGraw-Hill, 2006.
  • [6] DAMODARAN, L. User involvement in the systems design process-a practical guide for users. Behaviour & Information Technology, v. 15, n. 6, p. 363–377, 199
  • [7] FOXALL, G.; TIERNEY, J. From CAP1 to CAP2: User-initiated innovation from the user’s point of view. Management Decision, v. 22, n. 5, p. 3–15, 1984.
  • [8] GRUDIN, J. Obstacles to user involvement in software product development, with implications for CSCW. International Journal of Man-Machine Studies, v. 34, n. 3, p. 435-452, 1991.
  • [9] HOLT, K. The role of the user in product innovation. Technovation, v. 7, n. 3, p. 249-258, 1988.
  • [10] HOYER, W. D. et al. Consumer Cocreation in New Product Development. Journal of Service Research, v. 13, n. 3, p. 283–296, 20
  • [11] KAULIO, M. A. Customer, consumer and user involvement in product development: A framework and a review of selected methods. Total Quality Management, n. 1358, p. 141-149, 1998.
  • [12] KRISTENSSON, P.; GUSTAFSSON, A.; ARCHER, T. Harnessing the creative potential among users. Journal of Product Innovation Management, v. 21, n. 1, p. 4–14, 2004.
  • [13] KUJALA, S. User involvement : a review of the bene ® ts and challenges. Behaviour Information Technology, v. 22, n. 1, p. 1-16, 2003.
  • [14] KUJALA, S. Effective user involvement in product development by improving the analysis of user needs. Behaviour & Information Technology, v. 27, n. 6, p. 457-473, 2008.
  • [15] LETTL, C. User involvement competence for radical innovation. Journal of Engineering and Technology Management - JET-M, v. 24, n. 1–2, p. 53–75, 2007.
  • [16] OLSSON, E. What active users and designers contribute in the design process. Interacting with Computers, v. 16, n. 2, p. 377–401, 2004.
  • [17] PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. co-Creating Unique Value With Customes. Strategy and Leadership, v. 32, n. 3, p. 32,3, 2004.
  • [18] SCHWEITZER, F.; GASSMANN, O.; RAU, C. Lessons from ideation: Where does user involvement lead us? Creativity and Innovation Management, v. 23, n. 2, p. 155-167, 2014.
  • [19] TWEDT, D. W. How Important to Marketing Strategy Is the “Heavy User”? Journal of Marketing, v. 28, n. 1, p. 71–72, 1964.
  • [20] ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product Design and Development. New York: McGraw-Hill, 2012.
  • [21] VON HIPPEL, E. Successful Industrial Products from Customer Ideas Journal of Marketing, 1978. Disponível em:
  • [22] VON HIPPEL, E. Lead Users: A Source of Novel Product Concepts. Management Science, v. 32, n. 7, p. 791-805, 1986.
  • [23] VON HIPPEL, E.; OGAWA, S.; JONG, J. P. J. The age of the consumer-innovator. MIT Sloan Management Review, v. 53, n. 1, p. 27-35, 2011.
  • [24] WEBER, M. Developing what customers really need: Involving customers in innovations. Proceedings of the 4th IEEE International Conference on Management of Innovation and Technology, ICMIT. Anais...2008
  • [25] WILKINSON, C. R.; DE ANGELI, A. Applying user centred and participatory design approaches to commercial product development. Design Studies, v. 35, n. 6, p. 614-631, 2014.
Como citar:

Michelini, Gustavo; Michelini, Gustavo; Medeiros, João Vitor de; Giovanni, Julia Inocenti di; Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da; "As características dos usuários do produto: uma ferramente para auxiliar na condução do envolvimento do usuário no PDP", p. 819-827 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-085

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações