Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Articulação de táticas para apoiar projetos que visam a Conservação da Sociobiodiversidade

Articulation of tactics to support projects aimed at the Conservation of Sociobiodiversity

VIANA, Adson Pinheiro Queiroz ; REZENDE, Edson José Carpintero ; NORONHA, Raquel Gomes ;

Artigo:

Este artigo revisa bibliografias de forma narrativa para auxiliar aqueles que buscam considerar outras ontoepistemes em seus projetos. Seu objetivo é articular conceitos e táticas para criar estratégias que visam a conservação da sociobiodiversidade. A abordagem da metadisciplina é utilizada como método desta pesquisa qualitativa para construir sentidos por meio das diretrizes: possibilidades, objetivos, composição, cooperação, metodologia, realização, reflexão, avaliação e consciência. O resultado desta configuração são conversas entre conceitos e projetos mediados por ações co-participativas e evolutivas que superam emergências e cultivam perspectivas, atitudes e posturas, e possibilitam mobilizações e novas formas de autonomia. É uma forma de contribuir e impulsionar aqueles que buscam destacar as diversidades, valorizar os processos e estruturas que se correlacionam e gerar movimentos que buscam: reverter o status quo, impulsionar outras verdades persistentes e contribuir para a emancipação do pensamento e do fazer Design.

Artigo:

This article narratively reviews bibliographies to assist those who seek to consider other ontoepistemes in their projects. Its objective is to articulate concepts and tactics to create strategies aimed at the conservation of sociobiodiversity. The “metadisciplina” approach is used as a method in this qualitative research to construct meaning through the guidelines: possibilities, objectives, composition, cooperation, methodology, realization, reflection, evaluation, and conscience. The result of this configuration is conversations between concepts and projects mediated by co-participative and evolutionary actions that overcome emergencies and cultivate perspectives, attitudes, and postures, and enable mobilizations and new forms of autonomy. It is a way of contributing to and boosting those who seek to highlight diversities, value the processes and structures that correlate, and generate movements that seek to: reverse the status quo, boost other persistent truths and contribute to the emancipation of thinking and doing Design.

Palavras-chave: Design Emergente; Educação Atencional; Dispositivos Táticos/Estratégicos; Conservação da Sociobiodiversidade.,

Palavras-chave: Emergent Design; Attentional Education; tactical/strategic devices; Conservation of Sociobiodiversity.,

DOI: 10.5151/ped2022-2599376

Referências bibliográficas
  • [1] ACOSTA A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária/Elefante, 2016.
  • [2] ANASTASSAKIS, Z.; SZANIECKI, B. Conversation Dispositifs: towards a transdiciplinary design anthropological approach. In: SMITH, R. C.; VANGKILDE, K. T.; KJAERSGAARD, M. G.; OTTO, T.; HALSE, J.; BINDER, T. (Org.). Design Anthropological Futures. London: Bloomsbury, 2016. p. 121-138.
  • [3] BATESON G. Steps to an ecology of mind. Chicago: University of Chicago Press, 1972.
  • [4] BOEHNERT, J. Design, ecology, politics towards the Ecocene. London: Bloomsbury Publishing, 2018.
  • [5] BONSIEPE, G. Teoría y práctica del diseño industrial: elementos para una manualística crítica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1978.
  • [6] CESCHIN, F; GAZIULUSOY, İ. Design for sustainability: a multi-level framework from products to socio-technical systems. Londres: Routledge, 2020.
  • [7] CRUTZEN, P. J.; STOERMER, E. F. The Anthropocene. IGBP Global Change Newsletter, Stockholm, n. 41, p. 17-18. 2000.   
  • [8] DEL GAUDIO, C. Os desafios para o design no âmbito social e as perspectivas futuras: o conceito de infraestruturação e a redefinição do papel do designer. In: OLIVEIRA, A. J.; FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017. p. 65-80.
  • [9] DELEUZE, G. Deux régimes des fous. Paris: Minuit, 2003.
  • [10] DISALVO, C. design and the construction of publics. Design Issues, Londres, v. 25, n. 1, p. 48-63. 2009.
  • [11] ESCOBAR, A. Degrowth, postdevelopment, and transitions: a preliminar conversation. Sustainability Science, New York, v.10, p. 451-462. 2015.
  • [12] FOUCAULT, M. “Sobre a história da sexualidade”. In: MACHADO, R. (Org.). Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984, p.243-276.
  • [13] FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987. 
  • [14] FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C.; BENTZ, I.; PARODE, F.; BORBA, G.S.; FREIRE, K.M. Inovação cultural e social: design estratégico e ecossistemas criativos. In: FREIRE, K. (Org.). Design estratégico para a inovação cultural e social. São Paulo: Kazuá, 2015. p. 157-182.
  • [15] FRY, T. Defuturing: A new Design Philosophy. London: Bloomsbury Publishing 2020.
  • [16] FRY, T. Design, a Philosophy of Liberation and ten considerations. Strategic Design Research Journal, Porto Alegre, v. 11, n. 2. 2018.
  • [17] GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 2002.
  • [18] HARAWAY, D. Antropoceno, capitaloceno, plantationoceno, chthuluceno: fazendo parentes. ClimaCom Cultura Científica, Campinas, ano 3, n. 5, p. 139-146. 2016.
  • [19] INGOLD, T. Antropologia e/como educação. Petrópolis: Vozes, 2020.
  • [20] INGOLD, T. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.
  • [21] KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 2019.
  • [22] LACERDA, A. C. G.; GUIMARÃES, L. H. Origens das preocupações com sustentabilidade no campo do design: o caso do projeto juramento - CETEC. In:  BRAGA, M. C.; ALMEIDA, M. G. DIAS, M. R. A. C. (orgs.). Histórias do Design em Minas Gerais. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. p. 163-182.
  • [23] LATOUR, B. Jamais fomos modernos. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2019.
  • [24] LATOUR, B. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
  • [25] MANZINI, E. Design culture and dialogic design. Design Issues, Londres, v. 32, n. 1.  2016.
  • [26] MATOS, S. M. S.; SANTOS, A. C. Modernidade e crise ambiental: das incertezas dos riscos à responsabilidade ética. Trans/Form/Ação, Marília,  v. 41, n. 2, p. 197-216. 2018.
  • [27] MORAES, N.R.; CAMPOS, A.C.; MÜLLER, N.M.; GAMBA, F.B; GAMBA, M.F.D.D.F. As comunidades tradicionais e a discussão sobre o conceito de território. Revista Espacios, v. 38, n. 12. 2017.
  • [28] PAPANEK, V. Design for the real world: human ecology and social change. New York: Pantheon, 1971.
  • [29] PRADO FILHO, K.; TETI, M. M. A Cartografia como método para as ciências humanas e sociais. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 38, p. 45-59, jan./jun. 2013. 
  • [30] RUFINO, L. R.; RENAUD C, D.; SÁNCHEZ, C. Educação Ambiental Desde El Sur: A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 7, n. Especial, p. 1-11, 29 out. 2020.
  • [31] SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Editora Almedina, 2020.
  • [32] SILVA, A. L. S. V. et al. Metadisciplina: design, didática e semiótica na Educação. Fortaleza: Senac Ceará, 2021.
  • [33] SILVA, A. L. S. V.; QUEIROZ, A. C. L.; CAVALCANTE, L. S.; CARNEIRO, A. C.; OLIVEIRA, E. A. G.; Aplicação de dispositivos estratégicos em Design Social, no fortalecimento de identidade local. In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2019. p. 6036.
  • [34] SIMPSON, M. The Anthropocene as colonial discourse. Environment and planning D: society and space,Thousand Oaks, v.38, n.1, p. 53-71. 2020.
  • [35] STENGERS, I. No tempo das catástrofes. São Paulo: CosacNaify. 2015.
  • [36] THAM, M. Dirty Design (or A Bloody Mess): In Celebration of Life Affirming Design.” In: Design and Nature: A Partnership. FLETCHER K.; PIERRE L.; THAM M. Londres: Routledge, 2019. p. 136-143. 
  • [37] TOREN, C. Mente, materialidade e história: como nos tornamos quem nós somos. In: BANNEL, R.; MIZRAHI, M.; FERREIRA, G. (orgs.) Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2021. p.181-206.
  • [38] TSING, A. L. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.
Como citar:

VIANA, Adson Pinheiro Queiroz; REZENDE, Edson José Carpintero; NORONHA, Raquel Gomes; "Articulação de táticas para apoiar projetos que visam a Conservação da Sociobiodiversidade", p. 6185-6199 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2599376

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações