Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Artesanalidade, visualidade e processos criativos: Coleta e análise de dados acerca da produção editorial independente brasileira

Artisanality, visuality and creative processes: collection and analysis of data regarding Brazilian independent editorial production

ALENCAR, Maria Luísa Acioli Falcão de ; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar ;

Artigo:

O projeto de pesquisa em questão propõe, no recorte do livro independente brasileiro, a investigação de processos de criação e produção ligados a práticas artesanais, artes manuais e a simulação da manualidade. Questiona-se a influência da artesanalidade à produção editorial independente contemporânea, assim como à visualidade, linguagem gráfica e suporte do objeto, buscando averiguar processos que tornam determinados livros não-utilitários e ponderar sobre o papel do designer editorial, que produz sentido por meio da construção gráfica da publicação. O método de pesquisa conta com revisão bibliográfica, observação in loco em pontos de comercialização e distribuição de publicações independentes, entrevistas semiestruturadas com editores e produtores selecionados, além de análise do corpus de pesquisa composto por determinados livros impressos e e-books, trazendo a questão comparativa entre os suportes e visando identificar possíveis compartilhamentos de linguagem visual mediante materiais e técnicas. Entendemos que estas etapas podem levar a conclusões sobre dinâmicas da produção independente, motivações para certas decisões em processos criativos e particularidades da cena no recorte 2016-2024. No atual estágio da pesquisa, é trabalhada a base teórica que trata, entre outros pontos relacionados, de questões do livro (MELOT); reflexões sobre o trabalho manual (SENNETT); a editoração independente brasileira (MUNIZ JR.); as dimensões comunicacionais de visualidade e visibilidade (FERRARA); e conceitos de reprodução e simulação aplicáveis projetos artesanais (BAUDRILLARD; SENNETT). A revisão bibliográfica permite o aprofundamento de fases posteriores da pesquisa, notadamente, a elaboração de roteiros para entrevistas, favorecendo o diálogo que aborde as intenções do produtor, motivações para publicação em determinados suportes e dinâmicas internas no processo de criação editorial, pontos pertinentes às reflexões incitadas no estudo.

Artigo:

The research project in question proposes, in the context of Brazilian independent books, the investigation on creative processes and procedures associated to artisanal practices, arts and crafts, as well as the simulation of handcrafts. We address the question on whether an artisanality ideal influences the contemporary independent production, in matters of visuality, graphical language and the object’s medium, intending to verify processes that make determined books non-utilitarians, and ponder on the editorial designer’s role in producing meaning through the publication’s graphical construction. The research method consists of a literature review, on-site observations in commercialisation and distribution outlets, semi-structured interviews with selected editors and producers, along with the analysis of a corpus comprised by determined printed books and e-books, bringing up a comparison between both mediums, aiming to identify shared visual language, in materials and techniques. We understand that these steps may lead to conclusions on the dynamics of independent publishing, the motivation for certain decisions on creative processes and particularities of the independent scene through 2016-2024. At the current state of research, it’s been worked a theoretical basis that tackles, along other topics, matters of the book (MELOT); considerations on manual work (SENNETT); Brazilian independent publishing (MUNIZ JR.); the communication dimensions of visuality and visibility (FERRARA); and concepts of reproduction and simulation applicable to artisanal projects (BAUDRILLARD; SENNETT). The literature review provides grounds for the next steps on the research, notably, the elaboration of interview guidelines that promote dialogues on the producer’s intentions, motivations for publishing in certain mediums, and internal dynamics on the editorial creative process, matters pertinent to the reflections instigated by this study.

Palavras-chave: Livro independente, Ofício artesanal, Visualidade e visibilidade, Processos de criação, Simulação.,

Palavras-chave: Independent book, Handwork, Visuality and visibility, Processes of creation, Simulation.,

DOI: 10.5151/5spdesign-45

Referências bibliográficas
  • [1] BAUDRILLARD, J. 199 Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D’Água.
  • [2] FERRARA, L. D. A. 2009. A Visualidade como Paradigma da Comunicação enquanto Ciência Moderna e Pós- Moderna. In: Anais do XVIII Encontro Anual da Compós: 1-16. Belo Horizonte.
  • [3] MELOT, M. 2012. Livro,. São Paulo: Ateliê Editorial.
  • [4] MUNIZ JR., J. S. 2016. Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese de Doutorado em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • [5] SENNETT, R. 2009. O Artífice. Rio de Janeiro: Record.
Como citar:

ALENCAR, Maria Luísa Acioli Falcão de; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar; "Artesanalidade, visualidade e processos criativos: Coleta e análise de dados acerca da produção editorial independente brasileira", p. 87-88 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-45

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações