Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Artefatos de informação regulados e não regulados nas estratégias de uso de múltiplos medicamentos por idosos

Silva, Claudio Henrique da ; Spinillo, Carla Galvão ;

Artigo completo:

A tomada de múltiplos medicamentos por idosos é umatarefa complexa, na qual informações sobre medicamentos é fundamental. Paratomar adequadamente os medicamentos, os idosos lançam mão de ajudas internas eexternas de memória. Artefatos de informação, enquanto artefatos cognitivos,são exemplos de ajudas externas adotadas por idosos. O objetivo deste artigo édiscutir os artefatos de informação utilizados por idosos em suas estratégiasde uso de múltiplos medicamentos. Para tanto serão apresentados conceitosrelevantes a esta discussão, bem como resultados de entrevistas realizadas comidosos e com farmacêuticos. Pode-se observar que os idosos utilizam artefatosregulados e não regulados em suas estratégias de uso de medicamentos. Elementosvisuais são essenciais no processo de recordação para a tomada de medicamentosuma vez que são pistas visuais para ativar a memória. Também foi possívelconcluir que o próprio medicamento pode ser considerado um artefato deinformação regulado uma vez que sua forma, tamanho e cor são utilizados comoinformações visuais para a tomada de medicamentos. O desenvolvimento deartefatos de informação regulados ou não regulados destinados ao uso demedicamentos por idosos constituem-se em um desafio para designers e também umcampo fértil de pesquisas para o Design da Informação.

Artigo completo:

Palavras-chave: Artefatos de informação, artefatos cognitivos, idosos, estratégias de uso de medicamentos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-070

Referências bibliográficas
  • [1] ADLER DESIGN, 2014. Clear Rx Medication System. In: Home: ADLER DESIGN. , 04/12/2014. BERNARD, S. 2014. The Perfect Prescription - How the pill bottle was remade-sensibly and beautifully. In: Home: New York Best Doctors. , 04/12/2014 BORON, J. B.; ROGERS, W. A. & FISK, A. D. 2013. Everyday memory strategies for medication adherence. Geriatric Nursing 34: 395-401
Como citar:

Silva, Claudio Henrique da; Spinillo, Carla Galvão; "Artefatos de informação regulados e não regulados nas estratégias de uso de múltiplos medicamentos por idosos", p. 726-745 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-070

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações