Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
ARTEFATOS DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTE DE COMUNIDADES DE PRÁTICA BILÍNGUE
COMMUNICATION ARTIFACTS FOR BILINGUAL COMMUNITIES OF PRACTICE ENVIRONMENT
SAITO, Daniela Satomi; PIVETTA, Elisa Maria; ULBRICHT, Vania Ribas
Artigo:
Os artefatos digitais de comunicação ampliam a possibilidade de aprendizagem e inclusão, em especial aos surdos. No entanto, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem carecem de artefatos adequados para ampliar a acessibilidade. Assim, o objetivo é apresentar parte do aprimoramento do ambiente Moodle para a formação de Comunidades de Prática (CoPs) e atender um público bilíngue (Libras/Português), respeitando as diferenças. As mudanças realizadas foram: suporte à formação de CoPs informais abertas e fechadas; integração de ferramenta de chat e tradutor automatizado; funcionalidades para upload e captura de vídeo; e estudos sobre ferramentas de videoconferência.
Digital communication artifacts extend inclusion and learning possibilities, specially to the deafs. However, learning management systems require appropriate artifacts to broaden accessibility. So, the objective is to present part of upgrading of Moodle to formation of Communities of Practice (CoPs) and attend a bilingual public (Libras/Portuguese), respecting the differences. Changes made were: support the formation of open and closed informal CoPs; integration of chat and automated translation tool; functionalities for upload and video capturing; and studies on videoconferencing tool.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/15ergodesign-102-U022
Referências bibliográficas
- [1] BANKOSKI, J. et al. VP8 Data Format and Decoding Guide. November, 2011. Disponível em: Andlt;http://tools.ietf.org/html/rfc6386Andgt;. Acesso em outubro de 2014.
- [2] BURNET, D. C.; BERGKVIST, D.; JENNINGS, C.; NARAYANAN, A. Media Capture and Streams. W3C Editors Draft 05 December 2014. Disponível em Andlt;http://w3c.github.io/mediacapture-main/Andgt;, Acesso em dezembro de 2014.
- [3] ELLAWAY R.; DEWHURST, D.; MCLEOD, H. Evaluating a virtual learning environment in the context of its community of practice. ALT-J, Research in Learning Technology. v. 12, n. 2, Jun., 2004, p. 125-145.
- [4] FAJARDO, I.; VIGO, M.; SALMERÓN, L. Technology for supporting web informaiton search and learning in Sign Language. Interacting with Computers. v. 21, n. 4, p. 243-256, ago 2009.
- [5] FERREIRA, E.; EIS, D. HTML5 - Curso W3C Escritório Brasil. Disponível em: Andlt;http://www.w3c.br/pub/Cursos/CursoHTML5/html5-web.pdfAndgt;. Acesso em novembro de 2014.
- [6] IBGE. Censo Demográfico 2010: Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2012. 215p.
- [7] KELLY, B. et al. Accessibility 2.0: People, Policies and Processes. In: Proceedings of the 2007. International Cross-disciplinary Conference on Web Accessibility, W4A. Proceedings… New York, USA: ACM Press, p. 138-147.
- [8] LABUTIL. Ergolist. 2011. Disponível em: Andlt;http://www.labutil.inf.ufsc.br/Andgt;. Acesso em agosto de 2014.
- [9] LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning. New York: Cambridge University Press. 1991.
- [10] PIVETTA, E. M.; SAITO, D. S.; ALMEIDA, A. M. P.;ULBRICHT, V. R. Contribuições para o design de interface de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem acessível a surdos. InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação, v. 10, n. 2, p. 193-206. 2013.
- [11] PIVETTA, E. M. et al. Otimização do Moodle para dar suporte a Comunidades de Prática acessíveis a surdos e ouvintes. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação. Anais eletrônico.... Fortaleza, 2014b.
- [12] PREECE, J; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman. 548p. 2005.
- [13] SCHNEIDER, E. I. Uma contribuição aos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) suportados pela teoria da cognição situada (TCS) para pessoas com deficiência auditiva. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2012.
- [14] STRAETZ, Katja et al. An e-Learning Environment for Deaf Adults. In: 8th ERCIM Workshop. User Interfaces for All 2004. Proceedings… Viena, Austria, 2004.
- [15] THATCHER, J. et al. Constructing Accessible Web Sites. [S.l.]: Glasshaus, 2002.
- [16] TRINDADE, D. F. G. InCoP: um framework conceitual para o design de ambientes colaborativos inclusivos para surdos e não surdos de cultivo de comunidades de prática. Tese (Doutorado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná. 168f. Curitiba, 2013.
- [17] VORBIS. Vorbis.com. 2011. Disponível em: Andlt;http://www,vorbis.com/Andgt;. Acesso em outubro de 2014.
- [18] WAI. Web Accessibility Initiative. Disponível em: Andlt;http://www.w3.org/WAI/Andgt;, acesso em novembro de 2012.
- [19] WCAG20. Web Content Accessibility Guidelines 2.0. W3C Accessibility Initiative. Disponível em: Andlt;http://www.w3.org/TR/WCAG20/Andgt;. 2006. Acesso em novembro 2012.
- [20] W3CGT. GT Acessibilidade. Disponível em: Andlt;http://www.w3c.br/GT/GrupoAcessibilidade#w3c_inicio_conteudoAndgt;. Acesso dezembro de 2012.
- [21] WEBM. WebM: an open web media project. 2014. Disponível em: Andlt; http://www.webmproject.org/Andgt;. Acesso em outubro de 2014.
- [22] WENGER, E. Communities of Practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press. 1998.
Como citar:
SAITO, Daniela Satomi; PIVETTA, Elisa Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; "ARTEFATOS DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTE DE COMUNIDADES DE PRÁTICA BILÍNGUE", p-1186-1197.
In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/15ergodesign-102-U022
últimos 30 dias
96
downloads
63
visualizações
6
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - ARTEFATOS DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTE DE COMUNIDADES DE PRÁTICA BILÍNGUE JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 1 SP - 1186 EP - 1197 PY - 2015 T2 - 15º ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia I 15º USIHC - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-computador AU - , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/15ergodesign-102-U022 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/artefatos-de-comunicao-para-ambiente-de-comunidades-de-prtica-bilngue-19069 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{SAITO20144,
title="ARTEFATOS DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTE DE COMUNIDADES DE PRÁTICA BILÍNGUE",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="1",
pages="1186 - 1197",
year="2015",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/15ergodesign-102-U022",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/artefatos-de-comunicao-para-ambiente-de-comunidades-de-prtica-bilngue-19069",
author="Daniela Satomi SAITO", "Elisa Maria PIVETTA", "Vania Ribas ULBRICHT",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Daniela Satomi SAITO, Elisa Maria PIVETTA, Vania Ribas ULBRICHT, ARTEFATOS DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTE DE COMUNIDADES DE PRÁTICA BILÍNGUE, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2015, Pages 1186-1197, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/15ergodesign-102-U022 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/artefatos-de-comunicao-para-ambiente-de-comunidades-de-prtica-bilngue-19069) Palavras-chave:: ;