Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Artefatos de auxílio de desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) com foco na colaboração

Open Educational Resources (OER) development assistance artifacts with a focus on collaboration

Grimm, Gabrielle Hartmann ; Heemann, Adriano ;

Full Paper:

"O presente artigo apresenta um estudo que objetiva analisar os artefatos existentes para auxílio aodesenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA). O enfoque neste tema tem comoantecedente a aguda problemática enfrentada pelo setor da educação no Brasil, que aponta para umademanda crescente por artefatos de suporte a um tipo novo de ensino-aprendizagem, cada vez maisaberto e colaborativo. O método deste estudo é a revisão bibliográfica, iniciada de forma narrativa (RBN)e aprofundada de maneira sistemática (RBS). A partir da RBN e RBS foram selecionados artefatos paraauxílio no desenvolvimento de REA para uma análise paramétrica. Os resultados do estudo apontam paraa existência de oito artefatos que enfatizam a importância da colaboração no ciclo de vida de REA.Porém, seis deles apontam no artefato a colaboração como algo que acontece intuitivamente, comofundamental, porém sem abordar uma estratégia para isso, dois deles apresentam algumas diretrizespara a colaboração e seus artefatos são descritos no artigo. Como conclusão, o estudo sugere que osartefatos existentes são restritos à importância do desenvolvimento colaborativo porém não consideram acolaboração de maneira processual, porém ainda é necessário aprofundar como os participantes de umprojeto podem conduzir as etapas de um REA de maneira colaborativa."

Full Paper:

"This paper presents a study that aims to analyze the existing artifacts to assist the development of OpenEducational Resources (OER). The focus on this theme has as an antecedent the acute problem faced bythe education sector in Brazil, which points to a growing demand for artifacts to support a new type ofteaching-learning, increasingly open and collaborative. The method of this study is the literature review,started in a narrative way (RBN) and deepened in a systematic way (RBS). From the BNR and SBR,artifacts to aid in the development of OER were selected for a parametric analysis. The results of the studypoint to the existence of eight artifacts that emphasize the importance of collaboration in the OER lifecycle. However, six of them point out in the artifact collaboration as something that happens intuitively, asfundamental, but without addressing a strategy for it, two of them present some guidelines for collaborationand their artifacts are described in the article. In conclusion, the study suggests that the existing artifactsare restricted to the importance of collaborative development but do not consider collaboration in aprocedural way, but it is still necessary to deepen how the participants of a project can conduct the stagesof an OER in a collaborative way."

Palavras-chave: design colaborativo, recursos educacionais abertos, artefatos, modelo,

Palavras-chave: collaborative design, open educational resources, artifacts, model,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-032-355095-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Arimoto, M. M., Barroca, L., & Barbosa, E. F. (2016). AM-OER: An agile method for the
  • [2] development of open educational resources. Informatics in Education, 15(2), 205–233.
  • [3] https://doi.org/10.15388/infedu.2016.11
  • [4] Avila, C., Baldiris, S., Fabregat, R., & Graf, S. (2016). Cocreation and Evaluation of Inclusive
  • [5] and Accessible Open Educational Resources: A Mapping Toward the IMS Caliper. Revista
  • [6] Iberoamericana de Tecnologias Del Aprendizaje, 11(3), 167–17
  • [7] https://doi.org/10.1109/RITA.2016.2589578
  • [8] Conforto, E. C., Amaral, D. C., & da Silva, S. L. (2011). Roteiro para Revisão Bibliográfica
  • [9] Sistemática: Aplicação no Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento de Projetos.
  • [10] Porto Alegre. Disponível em
  • [11] https://www.researchgate.net/publication/267380020_Roteiro_para_Revisao_Bibliografica_S
  • [12] istematica_Aplicacao_no_Desenvolvimto.pdf
  • [13] Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas.
  • [14] Hansen, M. T. (2010). Colaboração: o segredo dos grandes líderes para evitar armadilhas,
  • [15] promover a união e conseguir excelentes resultados. Rio de Janeiro: Elsevier.
  • [16] Hargrove, R. (1998). Colaboração criativa: a interação de talento e diversidade para obter
  • [17] resultados positivos. São Paulo: Editora Cultrix.
  • [18] Kim, D. (2018). A framework for implementing OER-based lesson design activities for pre-
  • [19] service teachers. International Review of Research in Open and Distance Learning, 19(4),
  • [20] 148–170. https://doi.org/10.19173/irrodl.v19i4.3394
  • [21] Leffa, V. J. (2016). Uma Outra Aprendizagem É Possível: Colaboração Em Massa, Recursos
  • [22] Educacionais Abertos E Ensino De Línguas. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 55(2), 353–
  • [23] 378. https://doi.org/10.1590/010318134942176081
  • [24] Mallmann, E. M., & Nobre, A. (2015). Dos Objetos De Aprendizagem Aos Recursos
  • [25] Educacionais (Abertos). Challenges 2015: Meio Século de TIC Na Educação, Half a Century
  • [26] of ICT in Education.
  • [27] Marconi, M.; Lakatos, E.(2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora
  • [28] Atlas.
  • [29] Nascimbeni, F., & Burgos, D. (2016). In search for the open educator: Proposal of a definition
  • [30] and a framework to increase openness adoption among university educators. International
  • [31] Review of Research in Open and Distance Learning, 17(6), 1–17.
  • [32] Okada, A. (2013). Recursos Educacionais Abertos & Redes Sociais. Disponível em
  • [33] https://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/1097_REA_REcursosEducAbertos.pdf
  • [34] Pazmino, A. V. (2015). Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher.
  • [35] Pirkkalainen, H.; Pawlowski, J. M.; Pappa, D. (2017). Educators’ open educational collaboration
  • [36] online: The dilemma of emotional ownership. Computers and Education, v. 106, n.
  • [37] December, p. 119–136.
  • [38] Santana, E. C. (2019). Um Metamodelo Para O Processo De Design De Recursos
  • [39] Educacionais Abertos Multiculturais. [Tese de doutorado] Programa de Pós-graduação em
  • [40] Engenharia Elétrica e Computação. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP,
  • [41] Brasil.
  • [42] Teodoroski, R. D. C. C. (2018). REA no Brasil: construção de um modelo ecossistema de REA.
  • [43] [Tese de doutorado] Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do
  • [44] Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
  • [45] Zancanaro, A. (2015). Produção De Recursos Educacionais Abertos Com Foco Na
  • [46] Disseminação Do Conhecimento: Uma Proposta De Framework. [Tese de doutorado]
  • [47] Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade
  • [48] Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil."
Como citar:

Grimm, Gabrielle Hartmann ; Heemann, Adriano; "Artefatos de auxílio de desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) com foco na colaboração", p. 415-426 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-032-355095-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações