Artigo - Open Access.

Idioma principal

Arranjos para Geração de Energia Elétrica Utilizando Biogás

Silva, Eduardo de Oliveira ; Silva, Antonio Manoel Batista da ;

Artigo:

A geração de energia elétrica utilizando-se de fontes alternativas e renováveis é atrativa devido às vantagens econômicas, sociais e ambientais que proporcionam. Sendo que a criação de fontes de suprimento descentralizadas é fundamental para o desenvolvimento sustentável dos países. De forma geral, a presença de geradores próximos às cargas proporciona benefícios para o sistema elétrico, dentre os quais se destacam: o baixo impacto ambiental, a redução de perdas, menor tempo de implantação e melhoria do nível de tensão do sistema elétrico. Muito embora a matriz energética brasileira nos dias de hoje seja suprida predominantemente por fontes hidráulicas é premente a busca por outras fontes para diversificar sua capacidade de fornecimento e aumentar sua confiabilidade.O biogás destaca-se como combustível viável para a implantação de arranjos para geração elétrica.O presente trabalho visa apresentar princípios e fundamentos de geração de energia elétrica utilizando biogás como fonte primária, e estudar o biogás no contexto de fontes alternativas de energia comparando-a com outras fontes renováveis.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-8entec-035

Referências bibliográficas
  • [1] Deganutti, R.; Palhaci, M.C.J.P; Rossi, M.; Tavares, R. Biodigestores Rurais: Modelos Indiano, Chinês e Batelada. Trabalho apresentado no AGRENER 2002. Departamento de Artes e Representação Gráfica, FAAC – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, UNESP– Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, São Paulo, 2002.
  • [2] Souza, S. N. M.; Pereira, W. C.; Pavan, A. A. Custo da eletricidade gerada em conjunto motor gerador utilizando biogás da suinocultura. Encontro de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída, Campinas, 2004.
  • [3] Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília: ANEEL, 2002.
  • [4] CENBIO. Medidas Mitigadoras para redução de emissão de gases de efeito estufa na geração termelétrica. Brasília, 2000.
  • [5] NOGUEIRA, L. A. Biodigestão, a alternativa energética. São Paulo: Nobel, 1986.
  • [6] HY Energia. Biodigestor, energia que não polui. Disponível em www.hyenergia.com. Acesso em 12/09/2014."
Como citar:

Silva, Eduardo de Oliveira; Silva, Antonio Manoel Batista da; "Arranjos para Geração de Energia Elétrica Utilizando Biogás", p. 71-72 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-035

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações